Nova Cartografia Social Da Amazônia

Lançamento do Livro “Deslocamento como Categoria de Análise”


foto2Clique na imagem para Ampliar

Ocorreu em Pedreiras no dia 14 de julho, na Assembléia Geral da Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (ASSEMA), o lançamento do livro “Deslocamento como Categoria de Análise: garimpo lugar de se passar, roça onde se fica e babaçu nossa poupança”, de autoria da professora Cynthia Carvalho Martins.

A ASSEMA é uma associação de trabalhadores rurais e quebradeiras de coco babaçu que articula associações, movimentos sociais e cooperativas na região conhecida como Médio Mearim Maranhese, área de realização da pesquisa.

O livro narra a saga dos maranhenses que tem se deslocado para garimpos no Pará, Suriname e Guiana Francesa demonstrando que esses deslocamentos estão articulados a uma estratégia familiar de continuidade de modos de vida que incluem as atividades extrativas e agrícolas. Membros de unidades familiares se deslocavam para saldar dívidas contraídas junto aos programas governamentais e há situações de morte onde a família teve dificuldade em transportar os corpos e em ter acesso aos atestados de óbito.

Dona Alaídes, coordenadora da ASSEMA, que já esteve em garimpos juntamente com a família, explicou que as cores da capa do livro, em amarelo e vermelho simbolizam o ouro e o sangue respectivamente. Falou da situação atual da região, impactada pela OGX, de propriedade de Eike Batista, que irá perfurar 20 poços de gás na região. Ressaltou que na área de atuação da OGX há famílias quilombolas que serão remanejadas.

A senhora Antônia Chagas explicou que leu o livro inteiro em três dias já que viu sua história retratada. Explicou que atualmente os deslocamentos estão ocorrendo para Mato Grosso, principalmente para trabalho em granjas e para São Paulo, para o corte de cana.

Estiveram presente cerca de 60 quebradeiras de coco babaçu, assessores da ASSEMA e ao final ocorreu um tambor de crioula e forró.  

Artigo anteriorAflora-Núcleo Acre discute Convenção OIT 169 Próximo artigoUema discute implantação de mestrado com Fundação Ford