Nova Cartografia Social Da Amazônia

PESQUISADOR DO PNCSA RECEBE PRÊMIO DE TESE PPGAS 2024


PESQUISADOR DO PNCSA RECEBE PRÊMIO DE TESE PPGAS 2024

A tese intitulada Aiué: música, dança e políticas de identidade no Quilombo Jauari, Território Quilombola Erepecuru (PA)”, do pesquisador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia – PNCSA, Marcos Alan Costa Farias, recebeu o Prêmio de Teses PPGAS 2024, bem como a indicação para o Prêmio de Teses da UFAM e para o Prêmio Capes. A tese foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas (PPGAS/UFAM) e contou com a orientação do Professor Doutor Alfredo Wagner Berno de Almeida. O pesquisador debruçou em pesquisar o Aiué que consiste em uma prática musical que tem música e dança em sua concepção. Na pesquisa de doutorado foi analisado a sua prática para além dos aspectos sonoros e corporais, entendendo-o como uma ação que se articula a reivindicação e manutenção do território quilombola. O lócus da pesquisa foi a Comunidade Remanescente de Quilombo Jauari, Território Quilombola Erepecuru, no Pará.

Ritual do Aiué na Comunidade Remanescente de Quilombo Jauari, março de 2017. Fonte: Trabalho de Campo de Marcos Alan.

 

O pesquisador possui relação de pesquisa desde 2016, quando iniciou sua pesquisa de mestrado naquela mesma comunidade referente ao Grupo Cultural Encanto do Quilombo. Vale destacar, que toda a pesquisa tem gerado desdobramentos para a comunidade quilombola através do projeto Centro de Ciências e Saberes – CCS viabilizado pelo PNCSA, no qual este projeto de pesquisa aprovado pelo CNPq contempla a revitalização de Centros de Ciências e Saberes na Amazônia, ao qual o CCS instalado em 2020 na comunidade Jauari está inserido.

A tese de Marcos Alan se apresenta consistente para os estudos sobre quilombolas no Brasil e em especial na Amazônia. A tese se propôs a refletir a musicalidade e corporalidade quilombola para além dos aspectos meramente sonoros, se propôs ainda a pensar toda a prática ritual do Aiué em paralelo a identidade étnica dos quilombolas e como estratégia daquele grupo para a garantia e manutenção do território em que vivem. Deve-se destacar o pioneirismo da pesquisa no PPGAS sobre quilombos e antropologia da música e da dança.

 

Marcos Alan após a aprovação de sua tese de doutorado em outubro de 2023. Fonte: Arquivo de Marcos Alan.

Artigo anteriorFormatura do Curso Técnico em Florestas para o Povo Jarawara