Nova Cartografia Social Da Amazônia

Formatura do Curso Técnico em Florestas para o Povo Jarawara


Formatura do Curso Técnico em Florestas para o Povo Jarawara – Terra Indígena Jarawara/Jamamadi/Kanamati – Região do Médio Purus – Município de Lábrea.

 

Após muita luta e uma caminhada de 06 anos, o povo Jarawara, aldeia Casa Nova/Nascente, celebrou a formatura de 23 alunos do curso técnico subsequente em Florestas. Iniciado no final de 2018, o curso foi interrompido pela pandemia de COVID 19, tendo as atividades retomadas em 2023.

Destacamos que foi o primeiro curso técnico ofertado em uma Terra Indígena, bilingue e organizado a partir do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) da TI Jarawara/Jamamadi/Kanamati. Com uma metodologia própria, produzida a partir do diálogo da antropóloga Claudina Maximiano com os alunos do curso.

Ao longo do curso foram realizadas ações de ensino, pesquisa e extensão a partir de um diálogo permanente com a comunidade. Foram ofertadas 23 vagas, demanda apresentada pela aldeia e se formaram 23 Técnicos em Florestas, o que demonstra o sucesso da ação, que foi uma resposta ao desejo dos Jarawara de buscarem formação acadêmica e capacitação técnica a partir do entendimento do projeto de futuro para o povo e seu território.

A festa da formatura foi vivenciada em dois dias, 11 e 12 de abril. No final da tarde do dia 11 foi realizado o momento esportivo com os jogos tradicionais Jarawara: Kakaro, Tatao e Aber Yokoni com a participação da comunidade e dos visitantes. As brincadeiras antigas, foram parte das sibani (pesquisas) realizadas ao longo do curso.  Dia 12 a cerimônia oficial de colação de grau. Durante o dia 11 e 12 aconteceu a cerimônia Marina (ritual de passagem da menina), que teve sua culminância no final da cerimônia de formatura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigo anteriorOficina Nova Cartografia Social da Amazônia com ênfase na gestão e proteção territorial Próximo artigoPESQUISADOR DO PNCSA RECEBE PRÊMIO DE TESE PPGAS 2024