Nova Cartografia Social Da Amazônia

Comunidades quilombolas de Bujaru e Concórdia do Pará socializam as ações e materiais resultados de produções culturais


No dia 28 de setembro de 2021 o Coletivo Quilombo Santo Antônio, Concórdia do Pará e a Comunidade Quilombola São Judas, município de Bujaru realizam a atividade “Cultura e história afro-brasileira – Socialização das ações e materiais desenvolvidos através de projetos realizados com o apoio da Lei Aldir Blanc – Pará” por meio do edital Cultura Afro-brasilbeira.

Com a atividade se propõe discutir o tema, com a apresentação das ações e materiais desenvolvidos junto e pelas comunidades quilombolas de Bujaru e Concórdia do Pará.

Entre os materiais a serem apresentados se dará o lançamento do vídeo documentário “Histórias de Chocolate em narrativas de cultivos de roças e quintais”, 8′ aprox. 2021.

O documentário foi produzido com base em ações anteriores e em andamento e com o apoio do edital com a seleção do “Projeto Comunidade Quilombola de Santo Antônio: Narrativas da Memória Histórica e práticas culturais” que teve como proponente o senhor Sebastião Pereira da Costa (AQUINEC/ABAA).

A programação contará com apresentações das ações e materiais por Rosiete Lessa dos Reis – Professora da SEMED, Sebastião Pereira da Costa – ARQUINEC/ABAA, Rita de Cássia P. da Costa – Coletivo Santo Antônio/Unifesspa. E, pelo Laboratório de Cartografia Social do Sul e Sudeste do Pará que apoiou a realização do projeto, e atuou em parceria e com suporte à produção do vídeo documentário que será lançado.

A atividade conta com a participação de convidados, para contribuir na discussão do tema e das ações, sendo eles: Maria do Socorro Tavares Albernaz – Presidente da ARQUIOB. E, de Flávio Barros – Professor da UFPA. Com ápio e mediação de Cristiane Vieira da Cunha, professora da Unifesspa.

Rita de Cássia Pereira da Costa – Unifesspa

Artigo anteriorEUA recorrem a antropólogos para resolver conflitos no Afeganistão Próximo artigo1ª OFICINA DE AUTO CARTOGRAFIA DOS PESCADORES ARTESANAIS DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO ARARI, ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ