Nova Cartografia Social Da Amazônia

Lançamento do livro “Nice Guerreira: mulher, quilombola e extrativista da floresta” e inauguração do Centro de Ciências e Saberes Apolônio Machado


No dia 24 de março de 2017 ocorreu em Penalva (MA) o lançamento do livro “Nice Guerreira: mulher, quilombola e extrativista da floresta” e inauguração do Centro de Ciências e Saberes Apolônio Machado.

Estiveram presentes quilombolas dos territórios étnicos de Formoso, Enseada da Mata e Sansapé; de Viana e Matinha, totalizando mais de quarenta comunidades representadas.

Após as boas vindas os trabalhos foram abertos e representantes das diferentes comunidades falaram sobre a importância do Centro de Ciências e Saberes para o fortalecimento das lutas em Penalva.

O evento foi marcado por manifestações como o bambaê, bumba-meu-boi; tambor de crioula e ritual de tambor de mina. Constituiu-se um espaço sagrado no galpão que abrigou o evento com danças rituais e toques de tambores. Durante a inauguração do Centro de Ciências e Saberes Apolônio Machado os agentes religiosos ficaram em fila e cantando e dançando percorreram as salas que abrigavam os artefatos como restos de antigos engenhos, roupas rituais, fotografias, balanças, potes, malas, pilão, livros e outros.

Durante o lançamento do livro “Nice Guerreira: mulher, quilombola e extrativista da floresta” houve uma exposição dos trabalhos de pesquisa e a entrega da dissertação da senhora Geovania Machado como doação para Centro de Ciências e Saberes Apolônio Machado. A dissertação que trata da relação entre os saberes e a educação foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA). Compuseram a mesa a senhora Nice Machado Aires, Geovania Machado Aires, Alfredo Wagner Berno de Almeida, Patrícia Portela, Camila do Valle e Cynthia Carvalho Martins.

Confira abaixo as fotos do evento.

DSC08167

DSC08169

DSC08170

DSCN7789

DSCN7805

DSCN7816

IMGL0811

IMGL0828

Artigo anteriorEncontro no Terreiro de Mãe Nangetu, sede do Instituto Nangetu Próximo artigoII Jornada Antropológica do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA): Conferência de Roque de Barros Laraia sobre os Primórdios da Antropologia