Nova Cartografia Social Da Amazônia

Jajá do Wake, do povo Karapãna, fica em primeiro lugar no Campeonato Mundial de Wakeboard, em Portugal


Aos 17 anos Jair Paulino de Souza, Jajá do Wake, atleta indígena do povo Karapãna, ficou em primeiro lugar na categoria júnior e levou o título do Campeonato Mundial de Wakeboard, no último sábado (2), em Portugal. O esportista se destacou em meio a 170 competidores, conquistando 86 pontos, três a mais que o holandês Dinand Last, que ficou em segundo lugar.

 

Único indígena a praticar wakeboard a nível competitivo, Jajá subiu pela primeira vez numa prancha aos oito anos de idade, nas águas do rio Tarumã-açu, um dos afluentes do Rio Negro. O equipamento não era em nada indicado. À prancha de madeira, foi acrescentado um par de tênis pregado pelo próprio Jajá.

O jovem inspira e incentiva outras pessoas a iniciarem no esporte, dando aulas para crianças da aldeia Yupirunga, região próxima a Manaus, e para outros interessados na modalidade que vão até às águas do rio Tarumã-Açu aprender com ele. O campeão indígena sonha em viajar, ser campeão mundial de wake, ajudar a família, montar uma escola e viver do esporte.

Foto: Divulgação

 

Veja a notícia completa na íntegra

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2023/jaja-do-wake-do-povo-karapana-fica-em-primeiro-lugar-no-campeonato-de-wakeboard-em-portugal

Artigo anteriorEm evento de Samba Afro, realizamos o lançamento de mais um registro da história de Terreiro, através da Nova Cartografia Social dos Povos de Terreiros de Paulo Afonso - BA Próximo artigoÉ com muita alegria que divulgamos o Encontro da Rede de Pesquisadores Nova Cartografia Social que acontece entre os dias 18 e 22 de setembro, com o tema “A construção de conhecimentos em situação  de conflito”, na Universidade Federal do Recôncavo - UFRB, em Cachoeira/BA.