Nova Cartografia Social Da Amazônia

IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS EM MONTES CLAROS – MG


Acontecerá entre os dias 30, 31 de agosto e 01 de setembro de 2016, no Campus Professor Darcy Ribeiro – UNIMONTES em Montes Claros – MG, o IV Colóquio Internacional de Povos e Comunidades Tradicionais com o tema “Estado, capital e territórios tradicionais: dinâmicas territoriais em disputa”.

Screenshot from 2016-07-27 17:42:59

Confira a programação do evento

O objetivo do Colóquio é analisar o avanço do capital sobre os territórios tradicionais, além de se colocar como espaço de articulação dos diversos sujeitos, organizações e instituições que se ocupam desta temática. Convencidos que é tarefa da ciência contribuir para compreensão destes processos complexos, entendemos que essas respostas não podem ser empreendidas por um campo científico isolado, requerendo um esforço interdisciplinar.

Busca ainda articular debate, ações políticas e contribuições para um outro modelo de desenvolvimento que inclua as distintas visões de mundo e práticas sociais dos povos e comunidades tradicionais do Brasil e de outros países. Tal articulação se dará em torno das discussões realizadas pela academia, pelos movimentos sociais e movimentos de territorialização, visando garantir os direitos dos povos e comunidades tradicionais, dar visibilidade às suas reivindicações territoriais e sua existência política, além de apresentar propostas inovadoras no debate sobre outro desenvolvimento.

É também, momento de articulação e de troca de experiências entre os diversos grupos sociais com especificidades históricas e culturais próprias. Estarão presentes indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais e intelectuais do Brasil, da Alemanha, da Índia, da Colômbia e outros países. O colóquio tem como proposta mesclar mesas e espaços de diálogos nos quais a academia e os povos tradicionais possam debater a partir de quatro eixos temáticos: 1)Identidade, Migrações, Território e Cultura; 2) Educação, Saúde e Saberes Tradicionais; 3) Políticas Públicas, Sociobiodiversidade e sustentabilidade e 4) Economias.

Confira a programação no documento em anexo.

Artigo anteriorOCUPAÇÃO DE TERRA EM LÁBREA Próximo artigoLANÇAMENTO DE LIVROS DO PNCSA NO MUSEU DE ASTRONOMIA NO RIO DE JANEIRO