Nova Cartografia Social Da Amazônia

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS E SABERES TRADICIONAIS KOKAMA ANTÔNIO SAMIAS NA COMUNIDADE INDÍGENA KOKAMA DO RAMAL DO BRASILEIRINHO, NA CIDADE DE MANAUS-AM


No dia 17 de Junho de 2017, o coordenador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA) Alfredo Wagner Berno de Almeida, acompanhado da diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) Heloisa Maria Bertol Domingues, a convite da Cacique da comunidade indígena Kokama (Maria do Perpetuo Socorro), inauguraram o Centro de Ciências e Saberes Tradicionais Kokama Antônio Samias, iniciativa do projeto “Centro de Ciências e Saberes: experiências de criação  de  “Museus Vivos‟  na afirmação de saberes e fazeres representativos dos povos e comunidades tradicionais”, chamada MCTI/CNPq/SECIS Nº 85/2013,  realizado pelo PNCSA, UEA, MAST, UEMA e Associação dos Índios Kokama Residentes no Município de Manaus (AKIM).

Equipe de pesquisadores do PNCSA também se fizeram presente para realizar a cobertura da inauguração do Centro de Ciências e Saberes Kokama e contou com a presença de 06 pesquisadores, Murana Arenillas, Maria Meneses, Altaci Rubim, Glademir Santos, Elieyd Menezes, Rosiane Lima e 01 colaborador do PPGCASA/UFAM Pedro Mariosa.

A inauguração do Centro de Ciências e Saberes Kokama Antônio Samias localizado na Estrada do Brasileirinho km 8, ramal 08, rua Mutsana, nº 161, Puraquerara II, Comunidade Nova Esperança Kokama teve início às 09:00h do dia 17 de junho de 2017 com a presença do Presidente da Associação AKIM Carlos Cezar da Costa Santos, a cacique da Comunidade Nova Esperança Kokama Maria do Perpetuo Socorro, a gerente de Educação Escolar  indígena da SEMED Altaci Correa Rubim, o Coordenador do PNCSA Alfredo Wagner, a Diretora do MAST Heloisa Bertol e o Patriarca do Povo Kokama do Brasil Edney da Cunha Samias para a composição da mesa e abertura da cerimônia que teve início com o canto do Hino Nacional na língua Kokama pelos alunos da comunidade juntamente com a professora da Comunidade Janderline dos Santos.

A programação também contou com apresentações de músicas Kokama com o Grupo da professora Ednai da Comunidade Kokama do Grande Vitória e falas dos membros da mesa que festejaram a cerimônia de inauguração do Centro, clamaram por reconhecimento e instituíram autoridades a partir do reconhecimento de diplomas distribuídos pelo Patriarca Nacional do Povo Kokama para caciques Kokama presentes. Um ritual de instituição de lideranças política do povo Kokama na região metropolitana de Manaus:

“[…] eu fico muito feliz que todos tiveram muito trabalho durante essa semana na comunidade, pois precisávamos receber as pessoas que viriam à nossa comunidade… agradeço a todos que trouxeram a sua alimentação para juntar as panelas conosco, todos são bem-vindos na nossa casa grande e a inauguração do nosso museu que era dos nossos antepassados e também estamos juntos lutando para conseguir coisas para o nosso museu”. ( Cacique Maria do Perpetuo Socorro)

“Hoje é um dia muito importante para o nosso povo Kokama!… Eu fico emocionada por estar com o encarte das nossas peças que estão no Centro de Ciências e Saberes Kokama em Manaus, esse material é resultado do esforço de cada um que trouxe suas peças para esse museu, desde o alto Solimões, de tabatinga da fronteira até aqui em Manaus” (Gerente de Educação Escolar  indígena da SEMED Altaci Correa Rubim)

“Para a gente valorizar nossa língua Kokama, porque ela não está morta, está mais que viva e a inauguração do museu Kokama é o primeiro de muitos que virão, nós respeitamos a natureza, nós somos a natureza, nós não somos maior que a natureza, nós não somos mais que natureza, quando o Kokama invade uma terra, o índio invade uma terra para dar vida pela terra que tá adormecida ou sem vida, não é a toa, é a necessidade de valorizar, Kokama é vida”. (Patriarca do Povo Kokama do Brasil Edney da Cunha Samias)

Em seguida foi inaugurado o Centro de Ciências e Saberes Tradicionais Kokama Antônio Samias com o hasteamento das bandeiras, abertura da placa de inauguração, ritual de consagração do Centro e apresentação de dança cultural. O encerramento contou com o almoço com comidas e bebidas típicas, além da apresentação da cantora indígena Djuena Tikuna.

Da esquerda para direita: Coordenador do PNCSA Alfredo Wagner, Diretora do MAST Heloisa Bertol, Cacique Maria do Socorro, Presidente da AKIM Carlos Cezar, Gerente de Educação Indígena da SEMED Altaci Rubim, Professora de Língua Kokama Janderline dos Santos e Sabá Kokama, que foi instituído na sequencia cerimonial do evento como Cacique Regional dos Kokama de Manaus.

Apresentação musical do Grupo professora Ednai da Comunidade Kokama do Grande Vitória.

Apresentação do catálogo do Centro de Ciências e Saberes Tradicionais Kokama Antônio Samias na fala da Gerente de Educação Indígena da SEMED e pesquisadora do PNCSA Altaci Correa Rubim.

Fala da Diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) Heloisa Maria Bertol Domingues e coordenadora do Projeto Centro de Ciências e Saberes: experiências de criação de “Museus Vivos‟ na afirmação de saberes e fazeres representativos dos povos e comunidades tradicionais.

Ritual de instituição de autoridades Kokama realizado pelo Patriarca do Povo Kokama do Brasil Edney da Cunha Samias. Diplomação do Cacique Regional Sabá Kokama.

Consagração dos Caciques e lideranças Kokama presentes na Comunidade Nova Esperança Kokama, Carlos Cézar e Sabá.

Da esquerda para direita: Presidente da Associação AKIM Carlos Cezar da Costa Santos, Patriarca do Povo Kokama do Brasil Edney da Cunha Samias e Sabá Kokama, Cacique Regional de Manaus, no hasteamento das bandeiras.

Placa de inauguração do Centro de Ciências e Saberes Tradicionais Kokama Antônio Samias.

Centro de Ciências e Saberes Tradicionais Kokama Antônio Samias.

Da esquerda para direita: Presidente da Associação AKIM Carlos Cezar, Gerente de Educação Indígena da SEMED Altaci Rubim, Presidente da Fundação Estadual do Índio Raimundo Atroari, Cacique da Comunidade Nova Esperança Kokama Maria do Perpetuo Socorro, Diretora do MAST Heloisa Bertol, Coordenador do PNCSA Alfredo Wagner, Sabá Kokama, Patriarca do Povo Kokama do Brasil Edney da Cunha Samias e lideranças indígenas na inauguração do Centro de Ciências e Saberes Tradicionais Kokama Antônio Samias.

Apresentação da cantora indígena Djuena Tikuna, convidada para o encerramento do evento.

_____________

Informação Técnica elaborada pela pesquisadora do PNCSA/Centro de Ciencias e Saberes e mestranda do PPGICH-UEA. MURANA ARENILLAS.

Fotos de Murana Arenillas.

Artigo anteriorAudiência pública em Alcântara Próximo artigoINAUGURAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS E SABERES ESPAÇO CULTURAL INDÍGENA KOKAMA YATS+ +K+RA