Nova Cartografia Social Da Amazônia

DPE-AM: polo rio Negro vence prêmio nacional de defensoria intercultural


Fonte: Brasil Norte Comunicação-BNC

O polo do alto rio Negro da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) venceu o 20º Prêmio Innovare, na categoria Destaque – 2023 (Prêmio Márcio Tomáz Bastos) com o projeto “Poranga Pesika – Por uma Defensoria Intercultural”, que disponibiliza intérpretes indígenas para garantir o acesso da população à Justiça em São Gabriel da Cachoeira e arredores.

A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira (12), no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, e contou com a presença de diversas autoridades do país. Em celebração aos 20 anos da premiação, a categoria em destaque homenageou o advogado e Ministro da Justiça Márcio Tomáz Bastos, fundador do Prêmio Innovare.

Para a defensora pública Isabela Sales, coordenadora do polo, o prêmio simboliza o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado pela Defensoria no noroeste amazônico. Para vencer as barreiras de comunicação e em respeito à diversidade de culturas da região, o atendimento ao público conta com falantes de Tukano, Baniwa, Nheengatu, Hupdah e até espanhol, por conta de venezuelanos e colombianos que também buscam os serviços da DPE-AM no município.

“Essa experiência tem como objetivo maior tornar a Defensoria Pública não apenas um local de atendimento, mas de acolhimento, onde as suas peculiaridades socioculturais, o lugar de onde vêm, a língua que fala, o modo como vê o mundo, sejam levados em consideração ao longo de todo o processo de resolução das suas demandas. Daí o nome do projeto ‘Poranga Pesika!’ – que significa seja ‘bem-vindo’ na língua indígena nheengatu”, afirmou.

 

Veja Noticia na Integra:

https://bncamazonas.com.br/municipios/dpe-am-polo-rio-negro-premio-nacional/

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigo anteriorDona Nice, Liderança Quilombola, é uma das homenageadas do Prêmio Chico Mendes de Resistência 2023 Próximo artigoChamada de Trabalhos para a Edição de Nº 23 (2024.2) da ContraCorrente