Nova Cartografia Social Da Amazônia

Atividades do Projeto Nova Cartografia Social no sul do Piauí


Aconteceu nos dias 15 e 17 de junho de 2017, na Escola Família Agrícola do Vale do Gurgueia – EFAVAG, em Cristino Castro, o minicurso Noções de Cartografia e Uso de GPS e a Oficina de Produção do Mapa dos Babaçuais no Sul do Piauí. O minicurso foi ministrado por Jessica Maria Barros da Silva – mestre em Cartografia Social e Politica da Universidade Estadual do Maranhão. A atividade contou com a participação de trabalhadores/as rurais, membros da Comissão Pastoral da Terra – CPT e alunos/as da Licenciatura em Educação do Campo do campus de Bom Jesus /UFPI, alunos da EFAVAG e Pedagogia do Campo da Universidade do Estado do Piauí – UESPI, totalizando um grupo de 25 pessoas.

Terminado o minicurso, iniciou-se a Oficina de Produção do Mapa dos Babaçuais, coordenada por Carmen Lúcia Silva Lima, Márcia Leila de Castro Pereira e Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento, que são professores do Departamento de Ciências Sociais/ Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPI e pesquisadores do PNCSA. Para esta atividade permaneceram os participantes do minicurso que atuarão no na cartografia dos babaçuais. Além destes, contamos com a presença de representantes das comunidades rurais Sítio e Ema (Cristino Castro), Anajá e São Francisco (Palmeira do Piauí), Santa Fé (Baixa Grande do Ribeiro) e Corrente/Parabatins (Currais). Durante a oficina foram listadas as riquezas e potencialidades da região, problemas e conflitos que atingem a floresta de babaçu, as quebradeiras de coco e os/as trabalhadores/as rurais. Posteriormente, foram definidos os desenhos que representarão estas ocorrências e servirão de legendas para o mapa. Os desenhos, assim como a coleta dos pontos gps, serão feitos pelos membros das referidas comunidades. Os dados registrados revelam a existência da floresta de babaçu em uma área de abrangência que extrapola os registros oficiais. O agroextrativismo e a agricultura familiar evidenciaram a força da economia local, opondo-se ao processo de degradação e devastação ambiental ocasionado pelo agronegócio.

As atividades mencionadas fazem parte das ações do Projeto Mapeamento da Região Ecológica do Babaçu e Projeto Conflitos Sociais e Desenvolvimento Sustentável no Brasil Central, realizados pelos pesquisadores/as PNCSA.

Confira algumas fotos das atividades.

Artigo anteriorINAUGURAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS E SABERES ESPAÇO CULTURAL INDÍGENA KOKAMA YATS+ +K+RA Próximo artigoReunião com o coordenador do PNCSA organizada pelo Grupo de Pesquisa e Laboratório Núcleo de Cartografia Social do Sul e Sudeste do Pará, na UNIFESSPA em Marabá