Na Praça Simón Bolívar da cidade de San José de Barlovento comemorou-se o Dia da Municipalidad com assistência de jovens estudantes, crianças e adultos, posicionados frente à mesa oficial formada por alcaldes (prefeitos) de seis municípios da região de Barlovento, Estado Miranda, líderes políticos locais e de representatividade nacional. Ao lado desta, na Praça Fray José Zapico situada frente à igreja, estava organizada a Feria com exposição e venda de doces típicos (de Martinica, Lechoza Recortado, Besos de Coco, Kafunga e Chocolates), peças artesanais e obras de arte. Nesta segunda Praça foi exposto, na forma de Varal, o Boletin 4 Canto, Campo y Tradición en San José de Barlovento, produto final do Projeto de Pesquisa Mapeamento Social.
A senhora Betty Hernández, advogada, artesã, doceira e animadora cultural vinculada à Direção de Cultura do Município Andrés Bello contribuiu na organização local da exposição e lançamento preliminar do Boletim 4 neste 11 de novembro de 2018. O senhor Eliazar José Yriza, músico, ativista cultural e integrantes da Asociación Civil Barlovento Ardiente, junto com a senhora Hernández tiveram participação decisiva na montagem do Taller de Mapeamento Social que foi realizado em setembro de 2014. As atividades de pesquisa e o taller foram realizadas pela equipe formada por Rosa Elizabeth Acevedo Marin (UFPA/NAEA/UNAMAZ/PNCSA), Zulay Poggi Universidad Central de Venezuela /Centro de Estudios del Desarrollo, Yasmira Gil Organización Punto Verde, Eleazar José Yriza – Asociación Civil Barlovento Ardiente e contou com a colaboração para finalização do mapa de Yullimar Millán, Andrés Miguel González Acevedo, Dilia Acevedo de González e Miguel Angel González. A fase de construção do mapa, a cargo de Thiago Alan Guedes Sabino, representou a etapa mais demorada, com sucessivos retornos para conferir os conteúdos. Esse trabalho de retorno e revisão sobre o conteúdo das transcrições foi feito com o senhor Eleazar José Yriza, durante sua viagem ao Estado de Maranhão, em abril de 2016.
O registro fotográfico ilustra o movimento e repercussão da exibição do Boletim 4.
Pesquisadores e instituições que apoiaram a pesquisa – Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Universidade Federal do Pará, UFPA, Associação de Universidades Amazônicas – UNAMAZ, Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, todas do Brasil e Centro de Estudios del Desarrollo – CENDES, Universidad Central de Venezuela, Organización Punto Verde, Casa de la Cultura del Município Andrés Bello, Asociación Civil Barlovento Ardiente, todas da Venezuela manifestam o compromisso de concluir o trabalho com o boletim, na forma impressa, encerrando essa etapa do trabalho. Aproveitam para agradecer o apoio financeiro da Fundação Ford. O maior agradecimento aos que acolheram este projeto e se dedicaram a sua concretização.
Por último, assinalamos que durante o lançamento foram definidos as próximas atividades de cooperação do PNCSA junto aos agentes do movimento cultural do município Andrés Bello, a saber, lançamento do Boletim 4, impresso para o qual foi acertada preliminarmente, o dia 10 de maio de 2019 quando está sendo planejado o Encontro de Afrodescendentes do Estado Miranda, conforme proposta apresentada às autoridades locais. De imediato, foi definido o compromisso de contribuição com um banner com foto do senhor Eleazar José Yriza que será homenageado no Festival do Quitiplás. Lembramos que o senhor Yriza, foi assassinado no dia 3 de janeiro de 2017. Em 2016 esteve convidado para participar na cidade de São Luis, Maranhão, do Seminário Internacional Centro de Ciências e Saberes, trabalho Etnográfico e Cartografia social (6 9 de abril de 2016) e trouxe na sua mala os Quitiplás.
Texto: Rosa Acevedo Marin
Fotos: Miguel Angel González e Rosa Acevedo