Nova Cartografia Social Da Amazônia

Boletim Informativo 3 – Pescadores Artesanais da Laguna de Unare lançado no Colégio Pio Ceballos, El Hatillo, município de San Juan de Capistrano, Venezuela


Neste mês de novembro de 2018, o Projeto Mapeamento Social de Povos e Comunidades Tradicionais na Pan-Amazônia: uma rede social em consolidação, o qual integrou as atividades do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia encerrou uma etapa ao realizar os lançamentos do Boletim Informativo 3. Pescadores Artesanais da Laguna de Unare, El Hatillo Venezuela e do Boletim Informativo 4. Canto, campo e tradição em San José de Barlovento.

Na fotografia é realizado o batizado do Boletim 3, assegurado pela senhora Dionisia, pelos senhores César Bucan e Julio Bucan, enquanto a senhora Yecni Tabare colabora trazendo a água batismal.

O grupo de pescadores do povoado de El Hatillo, município de San Juan de Capistrano, que participou dos trabalhos de pesquisa compartilhou com estudantes e professores do Colégio Pio Ceballos do “batizado do Boletim” desse ato. A colaboração entre a Professora Carmen Alicia Carpio, diretora do Colégio Pio Ceballos, da señora Yicel Guillén, dos senhores Luis Ramón Bucan e César Bucan, do Comitê Cultural Al Dia, dos funcionários da Biblioteca Miguel Otero Silva foi fundamental para a organização do evento que permitiu ainda comemorar os 218 anos do nascimento de José Antonio Anzóategui, herói nacional, no dia 14 de novembro de 2018. A vida de José Antonio Anzóategui foi dramatizada por três alunos que apresentavam menções a sua personalidade feita por Simón Bolivar.

O batizado ocorreu na cancha esportiva e contou com apresentações artísticas de discentes e docentes do Colégio. A professora Carmen Alicia Carpio conduziu o cerimonial, que se inicio com a interpretação do Hino Nacional de Venezuela, Hino do Estado Anzóategui. Um grupo de estudantes interpretou hino nacional na língua indígena Cumanagoto. Finalmente, todos ouviram o hino municipal.

No público encontravam-se professores de unidade educativa do povoado de La Cerca (Escuela Bolivariana de La Cerca), professores do Colégio Pio Ceballos, pais e representantes do alunado.

À mesa exibindo os boletins foram convidados os pescadores, pescadoras, artesãs e colaboradores no ato. O senhor Luis Ramón Bucan, membro da Asociación Punto Verde também ressaltou as contribuições da profa. Poggi de vários anos. O senhor César Bucan dirigiu-se em representação do Conselho Nacional dos Pescadorres Ali Primera. Este mencionou a contribuição da professora Zulay Poggi para a realização da atividade de mapeamento social e o fato de ter sido o primeiro trabalho do Projeto Nova Cartografia Social executado em Veneuela. Destacou a importância de los “humedales” e o sentido de pertencimento e de preservação desse recurso natural. A suas últimas palavras foram de reconhecimento da memoria do senhor Armenio Bucan que muito contribuiu para a vida dos pescadores e a preservação da Laguna de Unare. Foi solicitado um minuto de silencio em homenagem a esse incansável pescador e lutador social.

A profa. Rosa Acevedo em nome da coordenação do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia agradeceu às professoras Zulay Poggi (Universidad Central de Venezuela, Centro de Estudios del Desarrollo – CENDES) e Sol Saavedra (Universidad de Los Andres – Facultad de Ciencias Económicas y Sociales, FACES ULA e Grupo de Investigaciones sobre Agricultura de Gerencia e Ambiente -GISACA) e destacou o que representa o trabalho da Nova Cartografia Social para povos e comunidades tradicionais. Ressaltou para finalizar o ambiente propicio do Colégio e convidou à leitura e utilização em sala de aula, pois as qualidades do conteúdo propiciam largamente essas possibilidades, além de facilitar a compreensão dos problemas ambientais de La Laguna de Unare e os riscos para as famílias de pescadores com a redução da pesca.

O Boletim 3. Pescadores Artesanais da Laguna de Unare, El Hatillo Venezuela apresenta o seu conteúdo em espanhol e português, conforme solicitação dos pescadores que participaram da Cartografia Social, pois consideram importante ser conhecida a realidade social e ambiental da Laguna de Unare de forma ampla e as duas línguas favorecem esse conhecimento.

Os atos culturais que seguiram contaram com a declamação de poesia pela menina Henyemi Querecuto, de uma resenha sobre a Laguna de Unare e a última declamação feita pela profa. Carpio.

Henyemi Querecuto declama uma poesia de sua inspiração plena de sensibilidade e ternura.

Uma exibição de várias danças tradicionais como El Baile del Sebucan, El Pájaro Guarandol, El Torito, El Polo Margariteño seguiram a este ato.

Mesa formada exibindo exemplares do Boletim 3.

No centro a professora Carmen Alicia Carpio indica a sequência do programa.

O senhor César Bucaran fez uso da palavra durante o ato.

Discentes do Colégio apresentam o nome do povoado.

Vista do público formando por estudantes do colégio (do pré-primário até completar a educação secundária). O Colégio Pio Ceballos conta com 340 alunos e 45 educadores entre maestros e professores)

Cancha desportiva do Colégio Pio Ceballos e o público presente em círculo.

Apresentação de danças tradicionais.

A demora no lançamento do Boletim 3, concluído e impresso em 2016, ocorreu por circunstancias diversas e seu lançamento reanima os trabalhos de pesquisadores e sobretudo dos pescadores. O ato de lançamento concluiu com um “refrigério” servido na Biblioteca Miguel Otero Silva, com deliciosas tortas e suco de Flor de Jamaica oferecido pelos senhores Dilia de González e Miguel Angel González.

As instituições brasileiras e venezuelanas que contribuíram neste Projeto foram: Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Universidade Federal do Pará, UFPA, Associação de Universidades Amazônicas – UNAMAZ, Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, todas do Brasil e Centro de Estudios del Desarrollo – CENDES, Universidad Central de Venezuela, Organización Punto Verde, Universidad de Los Andes e A realização é do Consejo de Pescadores Ali Primera. Agradecimento oportuno pelo apoio financeiro recebido da Fundação Ford. Especial agradecimientos à Sra. Yisel Guillen, Luis Ramón Bucan e César Bucan por ter-se dedicado a todos os detalhes do lançamento.

Texto: Rosa Acevedo Marin
Fotografía: Miguel Ángel González.

Artigo anteriorBOLETÍN 4 - CANTO, CAMPO Y TRADICIÓN EN SAN JOSÉ DE BARLOVENTO - VENEZUELA em LANÇAMENTO DURANTE A COMEMORAÇÃO DO DIA DA MUNICIPALIDAD NO ESTADO MIRANDA, VENEZUELA Próximo artigoCOMISSÃO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS DA OEA, VISITA COMUNIDADES EM ALCÂNTARA