Nova Cartografia Social Da Amazônia

Quilombos do andirá: desocultando saberes e firmando identidade


Quilombo de Santa Teresa do Matupiri: local de instalação do “Museu Vivo” (pesquisa em 04/02/2018 por Magela Andrade e Vinícius Alves)

Em processo de implementação do Projeto Centro de Ciências e Saberes, os agentes sociais definiram em assembleia geral que o “Museu Vivo” será construído no quilombo de Santa Teresa do Matupiri, em cujo local aportou o ex-escravo Benedito Rodrigues da Costa, no século XIX aos lustros do século XX.

Em fevereiro de 2018, de acordo com a coleta realizada pelos pesquisadores do PNCSA, Magela de Andrade Ranciaro e Vinicius Alves da Roza, a inauguração está prevista para os próximos meses de 2018.

Em visita ao PNCSA: Maria Amélia dos Santos Castro, articuladora política da Federação dos Quilombos do Andirá e sua neta Isabela Castro Moreira (foto: Magela de Andrade Ranciaro, 15/02/2018).

Croqui do Museu Vivo, por Tarcisio Castro, presidente da Federação dos Quilombos do Andirá – Barreirinha/AM

 

Artigo anteriorBoletim Informativo 2 Na Lokono Arowaka Kahutshi Shikwa Khona Sainte Rosa de Lima, Kayeninro é lançado no Village Sainte Rose de Lima, Guiana Francesa Próximo artigoMPF instaura Inquérito Civil-IC