Nova Cartografia Social Da Amazônia

Audiência pública em Alcântara


Fachada da sede do STTR na cidade de Alcântara

A audiência pública sobre a expansão do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e as ameaças de deslocamentos compulsórios das comunidades quilombolas aconteceu no último dia 25 de maio sob convocação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Alcântara (STTR), do Movimento dos Atingidos pela Base Espacial de Alcântara (MABE) e do Movimento de Mulheres Trabalhadoras de Alcântara (MONTRA).

Mesa e público da audiência sobre a expansão do CLA

A audiência foi realizada na sede do Sindicato e contou com a presença de seus representantes, do MABE, do MONTRA, de comunidades do território de Alcântara, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), das Secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia, de Direitos Humanos e de Igualdade Racial, da Câmara Municipal e do prefeito de Alcântara.

Dorinete Serejo, representante do MABE, leu a carta dos quilombolas no início da audiência

Diante do pronunciamento do ministro da defesa Raul Jungmann no último mês de abril, de que o governo brasileiro está abrindo a negociação da concessão do Centro de Lançamento de Alcântara junto à Rússia, à França e aos Estados Unidos, e de que seriam necessários mais 12 mil hectares para a expansão do CLA, os movimentos quilombolas e de trabalhadores de Alcântara nessa audiência pública exigiram ser consultados quanto a tais negociações, tendo em vista a ameaça de novos deslocamentos compulsórios das comunidades. Sustentam sua exigência no direito à consulta prévia estabelecido nos artigos 6º e 7º da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, ratificada pelo Brasil e promulgada por meio do decreto 5.051/2004.

Sr. Samuel Araújo, representante do MABE

Após a audiência pública, foi feito o lançamento do livro escrito por representantes do STTR Lutas em memória: a luta pela “terra” reforçada pela luta em defesa dos “territórios” quilombolas com uma sessão de autógrafos.

Sessão de autógrafos do lançamento do livro do STTR

Manifestação pelas Diretas Já

Artigo anteriorLANÇAMENTO DO FASCÍCULO “TIMES DE FUTEBOL DO BAIRRO DE SANTO AMARO, RECIFE-PE” Próximo artigoINAUGURAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS E SABERES TRADICIONAIS KOKAMA ANTÔNIO SAMIAS NA COMUNIDADE INDÍGENA KOKAMA DO RAMAL DO BRASILEIRINHO, NA CIDADE DE MANAUS-AM