As comunidades quilombolas de Invernada dos Negros, município de Campos Novos, e de Campo dos Poli, em Fraiburgo, participaram da Marcha da Negritude Catarinense realizada no dia 16 de Julho na cidade de Florianópolis (SC).
A Marcha da Negritude convocou a unidade de todos os movimentos sociais e coletivos negros no combate ao racismo, contra a perda de direitos e pela defesa da democracia.
Aproximadamente 200 pessoas saíram pelas ruas do centro da cidade com cartazes e apresentações culturais para denunciar o racismo e a intolerância religiosas contra a população negra no estado e no país. A importância das politicas públicas no combate ao racismo foi destacada durante a Marcha, entre elas a permanência da SEPPIR, da Fundação Cultural Palmares, da SECADI e de outras instâncias responsáveis pela politicas de transversalidade das politicas para população negra.
Edson Camargo, representante da comunidade da Invernada dos Negros, falou em nome das comunidades quilombolas catarinenses durante Marcha da Negritude, defendendo a necessidade da continuidade das politicas públicas e regularização das terras quilombolas:
“É uma honra estar aqui para dizer que nenhum direito a menos será admitido. Precisamos das politicas públicas, precisamos de tudo aquilo que conquistamos em todos esses anos, precisamos lutar. Estamos unidos e vamos nos unir cada vez mais. Hoje, nesse ato maravilhoso, gostaríamos de dizer sempre em frente, não a escravidão e sempre unidos lutando por tudo aquilo que conquistamos.”
Confira as fotos da marcha.