Nova Cartografia Social Da Amazônia

Oficina Nova Cartografia Social da Amazônia com ênfase na gestão e proteção territorial


O MiniLaboratorio Nova Cartografia Social da Amazônia, localizado em Tabatinga, está na comunidade indigena Mayuruna Flores, na Terra Indigena Vale do Javari, realizando a Oficina Nova Cartografia Social da Amazônia com ênfase na gestão e proteção territorial. Participam ainda as comunidades Lago Grande, São Luís, Bucuac e Nova Esperança .
Os indígenas , participantes da oficina, receberam o treinamento de uso do GPS.

A atividade de elaboração de croquis contou com o envolvimento de manejadores de lago, de fiscais ambientais comunitários destas comunidades.

Para a realização do campo, o Mini laboratório de Nova Cartografia Social da Amazônia contou com o CIME, PACTAS, NESAM e o PROVALOR, PAINTER+ Edital 006/2022 FAPEAM, todos envolvidos nas atividades de pesquisa e transferência de tecnologias e pesquisa para a elaboração do boletim informativo.
Coordenado pelo prof Reginaldo Conceição da Silva (PNCSA/UEA), Matheus Acosta (PPGICH/UEA) e Adais Reis (UEA), salientam a importância deste campo para vivenciar os processos de luta e gestão ambiental aliada ao fazer cartográfico preconizado pelo Nova Cartografia Social da Amazônia.

 

 

 

Artigo anteriorAilton Krenak na Academia Brasileira de Letras Próximo artigoFormatura do Curso Técnico em Florestas para o Povo Jarawara