Nova Cartografia Social Da Amazônia

VISITA DA PROFESSORA ANA PIZARRO DA UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DO CHILE AOS CENTROS DE CIÊNCIAS E SABERES NA CIDADE DE MANAUS – AMAZONAS


No dia 25 de novembro de 2018, o Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia recebeu a visita da Professora Ana Pizarro da Universidade de Santiago do Chile. Na ocasião a professora visitou os Centros de Ciências e Saberes indígenas na cidade de Manaus acompanhada da pesquisadora do PNCSA Murana Arenillas Oliveira e da professora e pesquisadora indígena do PNCSA Altaci Correa Rubim Kokama.

Pela manhã, visitamos o Centro de Ciências e Saberes Tradicionais Kokama Antônio Samias localizado na Estrada do Brasileirinho km 8, ramal 08, rua Mutsana, nº 161, Puraquerara II, Comunidade Nova Esperança Kokama, Manaus-AM. Fomos recebidos pelo presidente da Associação dos Índios Kokama Residentes no Município de Manaus (AKIM) Carlos Cezar da Costa Santos, pela professora da escola indígena Janderline dos Santos Kokama e pela Cacique da comunidade Maria Socorro Kokama.

O CCS’s Antônio Samias foi apresentado pela Cacique Socorro que narrou como se deu todo processo de construção e organização do Centro, explicou também o significado para os Kokama do “Museu Vivo” e a importância dele para a cultura Kokama. Apresentou os objetos em exibição no Centro e como eles eram divididos: instrumentos de luta, de caça, de música, cerâmicas e artesanatos.

Cacique Maria Socorro ao centro da foto explicando o significado do “museu vivo” para o povo Kokama. Do lado esquerdo da foto: Professora Ana Pizarro. Do lado direito da foto: Professora Altaci Correa Rubim.

Professora Ana Pizarro conhecendo o Centro de Ciências e Saberes Tradicionais Kokama Antônio Samias.

Ao fim, foi apresentada a escola indígena da comunidade e os materiais didáticos desenvolvidos na escola para o ensino da língua Kokama.

Professora Altaci Correa Rubim ao lado esquerdo da foto apresentando os materiais didáticos desenvolvidos pela professora da escola indígena da comunidade junto com a Secretaria de Educação Indígena-AM.

Escola indígena da Comunidade Nova Esperança Kokama.

No final da manhã, continuamos a visita em outro CCS, o Centro de Ciências e Saberes Espaço Cultural Indígena Kokama Yats+ +K+Ra localizado na rua Francisca Mendes, nº116, Bairro Cidade de Deus, Manaus-AM. A apresentação do Centro foi feito pela Gerente de Educação Indígena da SEMED Altaci Correa Rubim que explicou tanto a diferença entre os dois Centros Kokama, quanto o planejamento organização do Centro Lua Verde. Apresentou as pinturas dos mitos de origem dos povos Kokama que estão exibidas em toda extensão das paredes de sustentação do centro. Falou também sobre o significado por trás de cada uma delas e o objetivo do Centro, vitalizar a língua Kokama para as crianças, jovens e adultos, realizando um trabalho pedagógico no ensino bilíngue Kokama/Português.

Altaci Kokama do lado direito da foto apresentando para a professora Ana Pizarro do lado direito da foto, o mito de origem Kokama sobre a formação do mundo.

Na oportunidade, Altaci exibiu os materiais didáticos produzidos por ela no CCS’s em parceria com a Secretaria de Educação Indígena, também expôs os materiais que estão, todavia, em desenvolvimento em parceria com a Universidade de Brasília e presentou a professora Ana Pizarro com alguns exemplares. Ao final da visita fomos convidados a um almoço com comidas da culinária Kokama.

Material didático produzido no CCS Kokama Lua Verde para crianças, jovens e adultos com necessidades visuais.

Altaci Kokama do lado esquerdo da foto mostrando os materiais didáticos produzidos no CCS Kokama Lua verde para a professora Ana Pizarro.

Pela parte da tarde, visitamos o CCS indígena Karapãna em construção que receberá o nome do Tuxaua Karapãna Manoel Paulino e está localizado na Comunidade Yupirungá Tarumã-Açu. Fomos recebidos pela professora da escola indígena da Aldeia Santa Maria Maria Alice Karapãna que apresentou o CCS. Explicou ainda que o CCS exibirá a cultura do povo Karapãna e que os objetos expostos representarão os instrumentos utilizados na caça, na agricultura e nos rituais, além de animais e instrumentos utilitários usados no dia a dia. Alguns desses instrumentos em miniatura já estão sendo produzidos pelo Tuxaua Karapãna Manoel Paulino que está ensinando o teçume para os jovens e as crianças da comunidade. Todos os instrumentos confeccionados serão expostos no CCS, na oportunidade visualizamos alguns deles.

Na mesma ocasião foi feito a visita a Aldeia Santa Maria comunidade indígena Karapãna e quilombola, situada a margem direita do rio Tarumã-Açu. Conhecemos a casa de farinha da comunidade onde foram apresentados os instrumentos em tamanho real que serão reproduzidos em miniatura para o CCS, conhecemos também o Centro Social. Após a visita foi realizada um passeio pelo rio tarumã-açu. E ao final Maria Alice Karapãna presentou a professora Ana Pizarro com instrumentos em miniatura tecido em palha que serão exibidos no CCS Karapãna.

CCS indígena Karapãna Manoel Paulino em construção.

Exibição dos instrumentos em miniatura tecidos em palha produzidos para o CCS Karapãna.

Maria Alice Karapãna exibindo os materiais didáticos produzidos na escola indígena da Aldeia Santa Maria. Na ocasião mostrou o tema trabalho no ano de 2018 (o calendário das frutas e plantas encontrados na comunidade).

Visita a Aldeia Indígena e Quilombola Santa Maria.

Da esquerda para direita: Crianças filhas de Maria Alice Karapãna, Altaci Correa Rubim Kokama, Ana Pizarro, Maria Alice Karapãna e Murana Arenillas Oliveira.

Informação Técnica elaborada pela pesquisadora do PNCSA
MURANA ARENILLAS.
Fotos de Murana Arenillas.

Artigo anteriorConferência Ubuntu Criollo: Descolonialidad y Liberación en Clave de Africanía 19 dezembro 2018 Próximo artigoI Congresso Internacional sobre Povos Indígenas em Fronteiras Amazônicas