Nova Cartografia Social Da Amazônia

SUWË PË KÕKAMÕU: ARTE, CULTURA E ARTICULAÇÃO DE MULHERES INDÍGENAS


O evento SUWË PË KÕKAMÕU: ARTE, CULTURA E ARTICULAÇÃO DE MULHERES INDÍGENAS acontecerá entre os dias 04 – 08 de abril de 2017, tem por objetivo promover a exposição dos artesanatos das mulheres Yanomami da associação Kumirãyõma da região do Rio Cauaburis – Amazonas. Além da exposição pretende fomentar o diálogo das sociedades indígenas e não indígenas através das mulheres, proporcionando visibilidade das mulheres indígenas, apresentação dos seus trabalhos, suas motivações, suas articulações políticas nas associações e, sobretudo, os papéis que elas veem exercendo tanto na política indígena quanto na geração de renda.

Mulheres da Associação AMY- KUMIRÃYÕMA juntamente com os dois caciques da aldeia Maturacá.

Mulheres da Associação AMY- KUMIRÃYÕMA juntamente com os dois caciques da aldeia Maturacá.

A importância desde evento se dá não apenas por possibilitar a comercialização dos artesanatos das mulheres, mas também por propiciar discussões e problematizações da luta indígena diante deste atual momento em que o Estado Brasileiro se articula para atacar os direitos dos povos e nações com revisão da demarcação de suas terras e redução de seus direitos fundamentais. Além de incentivar as discussões sobre as problemáticas dos povos indígenas do ponto de vista das mulheres, o evento tem como foco construir um ambiente de diálogo entre as artes da região do Amazonas e os saberes indígenas.

Este evento foi idealizado pelas Mulheres Yanomami da associação AMY-KUMIRÃYÕMA a partir das discussões de suas demandas em assembleia. E está sendo organizado pela Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas-PPGAS/UFAM Maryelle Inacia Morais Ferreira junto às Mulheres Yanomami da associação Kumirãyõma, o diretório de pesquisa do curso de teatro da Universidade do Estado do Amazonas-UEA Tabihuni/CNPq e o Museu da Amazônia-MUSA.

Programação:

04/04/2017 (local-Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia- Rua Leonardo Malcher, 1728, 6º Andar, Edifício Prof. Samuel Benchimol- Centro)

  • 10h: Café reflexivo com os pesquisadores do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia

05/04/2017

  • 16h: Conversa com os pesquisadores do NEPTA/PPGAS – UFAM – Núcleo de Estudos de Políticas Territoriais na Amazônia. Tema: “Território e gênero entre os povos indígenas”

06/04/2017

  • 7h: Exposição dos Artesanatos: Feira do Produtor/UFAM (local: Mnicampus UFAM)

  • 9h às 11h30: Oficina “Caminhos do Corpo Kaiowá”. Ministrante: Mestranda Arami Marschner (local: Sala Samambaia ESAT/UEA – Centro)

  • 14h: Abertura da Exposição: mulheres Yanomami (local: MUSA do Largo São Sebastião –Centro)

  • 19h: Roda de conversa com as mulheres Yanomami da associação Kumirãyõma (local: MUSA do Largo São Sebastião –Centro)

07/04/2017

  • 7h: Exposição: Feira do Produtor/ UFAM (local: Mnicampus UFAM)

  • 10h: Palestra “Descolonização do Saber”: a importância da investigação intra-cultural, conexão, memória e território como terreno fértil para criação de sentimento de pertencimento. Palestrante: Profa. Dra. Verônica Fabrini/IA-Unicamp (local: Auditório da ESAT/UEA – Centro)

  • 14h: Oficina de pinturas corporais e artesanatos com as mulheres Yanomami (local: MUSA do Largo São Sebastião –Centro)

  • Exposição (local: MUSA do Largo São Sebastião –Centro)

  • 19h: Mesa redonda: “Tecendo histórias: mulheres indígenas agentes de sua cultura, economia e articulações políticas”. Participantes: Coordenadoras da AMARN Claudineia Gama Tariano e Maria Mazarelo Dessana; Coordenadora da UMIAB Maria Assunta Pedrosa Tukano; Presidente da associação KUMIRÃYÕMA Floriza Goez Yanomami; Representantes do Parque das Tribos: Ana Claudia Martins Suri Baré, Lizete Turina Tikuna e Vanderlécia Witota. Debatedora: Olga Macuxi – Mestranda do PPGAS/UFAM (local: MUSA do Largo São Sebastião –Centro)

08/04/2017 (local: MUSA do Largo São Sebastião –Centro)

  • 16h: Construção de uma vivência artística, conduzida pelas mulheres Yanomami e Atriz. Profa. Dra. Veronica Fabrini.

  • Exposição.

  • 18h: Roda de conversa e reflexão com as mulheres Yanomami e participantes na vivência.

 

APOIADORES:

Curso de Teatro da UEA

Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia

Grupo Maracá/UFAM

Museu Amazônico/UFAM 

FUNAI – São Gabriel da Cachoeira 

COIAB – Coordenação das organizações indígenas da Amazônia Brasileira 

FOIRN – Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro

AYRCA – Associação dos Yanomami do Rio Cauaburis e seus Afluentes

NEPTA – Núcleo de Estudos de Políticas Territoriais na Amazônia 

Artigo anterior2° Jornada Antropológica e 2° Virada Antropológica PPGCSPA/UEMA - dia 21/03 São Luis, MA Próximo artigoCurso de Especialização: Desenvolvimento, Etnicidade e Políticas Públicas na Amazônia no IFAM Campus Manaus Zona Leste