Nova Cartografia Social Da Amazônia

Sociedade Brasileira de Sociologia Emite Nota de Repúdio Contra Atos de Arbitrariedade em Relação a Ocorrido na UFPA

A Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) vem a público manifestar seu veemente repúdio em relação aos recentes atos de arbitrariedade cometidos contra a realização de uma atividades científicas que estava ocorrendo no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém,   durante o Seminário “Veias Abertas da Volta Grande do Xingu: Análise dos Impactos da Mineração Belo Sun sobre a Região Afetada por Belo Monte”, quando  um grupo de políticos da região  impediu de forma violenta a realização do referido evento.

A SBS solidariza-se com a coordenadora do Seminário, Profa. Dra. Rosa Acevedo Marín, Titular da UFPA, e com os demais pesquisadores, docentes e discentes, representantes de movimentos sociais e autoridades do Ministério Público Federal (MPF), que participavam do seminário.  A SBS deseja expressar o irrestrito apoio a Associação Brasileira de Antropologia (ABA)  e  a Universidade Federal do Pará, que realizaram manifestações similares de protesto em relação a esse atentado contra a autonomia universitária,  que fere  a “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento e o saber”,  garantida pelo Artigo 206 da Constituição Federal de 1988.

A SBS destaca, a partir desse protesto, a sua tradição em defender a autonomia acadêmica e a liberdade de pesquisa científica e de expressão em outras áreas do conhecimento e da cultura no país.

Disponível em: http://www.sbsociologia.com.br/2017/index.php?formulario=noticias&metodo=0&id=99

Artigo anteriorNota de solidariedade aos pesquisadores da UFPA emitida pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fiocruz Próximo artigoCarta do II Seminário Alcântara: a Base Espacial e os Impasses Sociais