A Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) vem a público manifestar seu veemente repúdio em relação aos recentes atos de arbitrariedade cometidos contra a realização de uma atividades científicas que estava ocorrendo no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, durante o Seminário “Veias Abertas da Volta Grande do Xingu: Análise dos Impactos da Mineração Belo Sun sobre a Região Afetada por Belo Monte”, quando um grupo de políticos da região impediu de forma violenta a realização do referido evento.
A SBS solidariza-se com a coordenadora do Seminário, Profa. Dra. Rosa Acevedo Marín, Titular da UFPA, e com os demais pesquisadores, docentes e discentes, representantes de movimentos sociais e autoridades do Ministério Público Federal (MPF), que participavam do seminário. A SBS deseja expressar o irrestrito apoio a Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e a Universidade Federal do Pará, que realizaram manifestações similares de protesto em relação a esse atentado contra a autonomia universitária, que fere a “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento e o saber”, garantida pelo Artigo 206 da Constituição Federal de 1988.
A SBS destaca, a partir desse protesto, a sua tradição em defender a autonomia acadêmica e a liberdade de pesquisa científica e de expressão em outras áreas do conhecimento e da cultura no país.
Disponível em: http://www.sbsociologia.com.br/2017/index.php?formulario=noticias&metodo=0&id=99