Nova Cartografia Social Da Amazônia

Seminário “Valorização da língua e cultura do povo Paumari”


No dia 21 de novembro de 2018 ocorreu em Lábrea/AM, Médio Purus, o Seminário “Valorização da língua e cultura do povo Paumari”. Durante o dia, ocorreram duas mesas de discussões: a primeira contemplava o tema “Diversidade cultural em Lábrea” e a segunda tratava do “Campeonato da Língua Paumari e o Programa Sou Bilíngue”.

O Seminário estendeu-se por todo o dia, contando com a presença de autoridades locais e representantes da sociedade civil, como o diretor do IFAM/Campus Lábrea, representante da FOCIMP (Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus), Secretaria de Educação Municipal, Funai, CIMI, presidente da Câmara de Vereadores, além de professores, alunos do IFAM, da UEA e indígenas dos povos Paumari e Apurinã. Na oportunidade, lideranças indígenas puderam expor suas demandas.

Entre diversas falas, vale destacar a de Edilson Paumari, que apontou estarem “preocupados com a nova geração que não valoriza a língua e os costumes indígenas”, motivo pelo qual vê o Campeonato da Língua Paumari como uma “metodologia que não é igual à da sala de aula”. João Batista Apurinã, por sua vez, destacou que “a educação indígena não está diferenciada” e que é também importante “ensinar os saberes indígenas, não apenas a ler e escrever na língua”.

À noite, o pesquisador Felipe Pereira Jucá (PNCSA) apresentou ao público o trabalho do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, enquanto a professora Dra. Claudina Maximiano (IFAM e PNCSA), fez o lançamento do documentário e também do Boletim Informativo “Campeonato da Língua Paumari”. Ao final, crianças e adolescentes fizeram uma apresentação com música e danças do povo Paumari.

Abertura do “Seminário Valorização da Língua e Cultura Paumari”

Mesa “Diversidade Cultural em Lábrea”

Professora Claudina Maximiano fazendo a entrega do Boletim Informativo a Edilson Paumari, logo após a exibição do documentário

Artigo anteriorCampeonato da Língua Paumari Próximo artigoSEMINÁRIO NACIONAL- Indicadores do Cumprimento das Salvaguardas de REDD+