Nova Cartografia Social Da Amazônia

RELATÓRIO DE CAMPO: Oficina de construção da pesquisa de avaliação da situação de segurança alimentar e nutricional da população ribeirinha da Amazônia


Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS
Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação – SAGI
  Oficina de construção da pesquisa de avaliação da situação de segurança alimentar e nutricional da população ribeirinha da Amazônia

Local: MDS, Brasília, DF
Período: 08:00 h às 18:00 h
RELATÓRIO
Erika Matsuno Nakazono
Manaus, 07 de dezembro de 2011

A oficina contou com a participação de pesquisadores convidados visando realizar uma discussão sobre aspectos apontados como importantes para elaboração de estratégia de implantação de uma pesquisa ampla sobre segurança alimentar e nutricional de populações ribeirinhas localizadas na região norte. Para isso, a SAGI apresenta como proposta metodológica de trabalho a utilização de um questionário, de cunho quantitativo, que abranja questões socioeconomicas das comunidades levantadas.

O objetivo geral é que o questionário seja realizado por domicílio. Ainda não há consenso pelo grupo sobre a forma de amostragem para a aplicação dos questionários. Segundo apresentação do trabalho proposto, pela diretora de avaliação da SAGI, Júnia Quiroga, o intuito para a realização da pesquisa é conseguir obter informações mais completas a respeito da segurança alimentar de populações ribeirinhas, em comparação aos dados que foram obtidos por pesquisa realizada através das “chamadas nutricionais”. Ainda segundo Júnia, o “inquérito nutricional” como proposta de entrevistas domiciliares, vai além das questões nutricionais, pois corresponde a um questionário mais amplo e abrangente sobre o panorama socioeconomico e cultural.
Nesse sentido, para a construção do questionário, foram feitas indagações sobre o conceito de “ribeirinhos” e sobre possibilidades de recortes do trabalho para realização da pesquisa.

Conforme explicitado por Alexandre Rodrigues Pinto, coordenador geral da SAGI, será realizado como “pré-teste” um estudo piloto em regiões a serem definidas posteriormente, que contarão com o apoio de parceiros, já que para essa etapa, o SAGI não possui de muitos recursos financeiros.

A apresentação do questionário proposto para discussão foi feita pela consultora da SAGI, Ana Maria Segall Correa – “Instrumento de coleta de informações por meio de pesquisa domiciliar – população ribeirinha da região norte do Brasil”. As sugestões feitas por nós, pesquisadoras do PNCSA, Erika Nakazono e Altaci Rubim, foram referentes a questão da diversidade social de povos e comunidades tradicionais, contrapondo ao conceito abrangente de “ribeirinhos”. Enfatizamos a importância do critério da auto-definição adotado pela Convenção 169 da OIT, que foi reforçado pelo Decreto 6.040 de 2007 da Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais. Quanto ao questionário, esclarecemos que o PNCSA não trabalha com esse tipo de metodologia. Nas práticas de pesquisas etnográficas são incorporados vários instrumentos para obtenção das informações, como gravação de depoimentos e técnicas de cartografia social, entre outras.

Ao final da reunião, os antropólogos e técnicos da SAGI, Júlio, Iara e Rovani, ressaltaram que o questionário proposto pela consultora Ana Maria Segall irá sofrer algumas correções e que após isso, nos enviarão os encaminhamentos dessa discussão, visando compor parcerias para realização do trabalho piloto.
Artigo anteriorEm breve será lançado informativo Mensal do Projeto Próximo artigoRelatório de Atividades Trimestral Outubro a Dezembro de 2011