Nova Cartografia Social Da Amazônia

Projeto Cartografia Social das Comunidades Quilombolas no Brasil é encerrado em São Luís


Contando com a presença de aproximadamente 60 participantes, o Encontro final: processo de validação do acervo digital referente às comunidades quilombolas no Brasilocorreu em São Luís do Maranhão nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2016, no auditório da Faculdade de Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Primeira fila

Primeira fila

O evento encerrou as atividades do Projeto Cartografia Social das Comunidades Quilombolas no Brasil, executado desde 2013 em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Logo no primeiro dia do Encontro, o acervo digital sobre comunidades quilombolas no Brasil foi entregue oficialmente à representante da SEPPIR, Lidiane Sousa, um disco rígido contendo 16 gigabytes de informações classificadas nas seguintes categorias: Congresso Nacional e seus atos, Agências governamentais, Jurisprudência sobre questões quilombolas, Ministério Público Federal, Documentos da sociedade civil, Situações de conflitos sociais, Bibliotecas digitais e Publicações do PNCSA.

O conteúdo do acervo digital foi apresentado a representantes quilombolas e pesquisadores de diversos estados brasileiros, que também apresentaram sugestões ao seu aperfeiçoamento.

Entrega do acervo

Entrega do acervo

Também foram apresentadas no evento as projeções dos 8 livros que serão impressos como produto deste projeto e que compõem duas coleções: “Narrativas quilombolas” e “Luta e resistência quilombolas”.

O acervo digital referente às comunidades quilombolas no Brasil estará disponível em breve para acesso ao público geral através da página web do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia.

Todos os participantes

Todos os participantes

Artigo anteriorENCONTRO FINAL - Processo de Validação do Acervo Digital Referente às Comunidades Quilombolas no Brasil Próximo artigoASSASSINADA LIDERANÇA DO POVO INDÍGENA LENCA EM HONDURAS