Hoje, dia 28 de abril de 2020, acontece o pré-lançamento do livro “Mineração e Garimpo em Terras tradicionalmente ocupadas: conflitos sociais e mobilizações étnicas” organizado por pesquisadores e pesquisadoras do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia.
O objetivo desta coletânea ora apresentada foi sendo construído de maneira gradativa e paciente, a partir da composição do GT “Terras Tradicionalmente Ocupadas e Mineração”, em julho de 2019, no âmbito das atividades do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), e das discussões e trocas de informações que se seguiram, focalizando notadamente a relação entre povos e comunidades tradicionais e atividades de extração mineral em terras tradicionalmente ocupadas e em unidades de conservação. Sucessivos pronunciamentos oficiosos relativizam a importância dos povos indígenas na economia nacional, acentuam o fato de deterem terras em demasia, mediante sua expressão demográfica; declaram o fim das demarcações de TI’s e de titulações de terras de comunidades quilombolas e aventam a flexibilização do licenciamento ambiental, assinalando tais fatores como obstáculos ao “progresso” e ao “desenvolvimento”. Para além desta modalidade discursiva registra-se o intrusamento de terras indígenas, o desmatamento de áreas florestadas e a abertura destas terras tradicionalmente ocupadas à mineração como os mais destacados estratagemas de ação da racionalidade econômica ultraliberal.
O arquivo digital do livro está disponível para download em Publicações -> Livros -> Coleção Nova Cartografia Social ou diretamente no anexo a seguir: