Nova Cartografia Social Da Amazônia

PPGCSPA ATINGE CONCEITO 4 NA AVALIAÇÃO QUADRIENAL DA CAPES


 

O Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia-PPGCSPA/UEMA vem a público informar que obteve conceito 4 na mais recente avaliação quadrienal (2017-2020) da CAPES (MEC). A avaliação é realizada pela instituição como forma de garantir que os cursos tenham padrões mínimos de qualidade. A análise emprega diversos parâmetros, dentre eles, a qualidade e o impacto acadêmico da produção docente e discente, das dissertações e teses produzidas e o impacto social e o grau de internacionalização do programa.

O caráter multidisciplinar do programa passa pela inserção das diversas áreas de formação envolvidas no processo de conhecimento: antropologia, ciência política, geografia, história, sociologia.
Criado em 2013, o curso de mestrado do PPGCSPA empenha-se em sua missão de distribuir uma educação de qualidade oferecendo sólida formação teórica nas áreas de Antropologia, Sociologia, Ciência Política, Geografia, capacitando mestres com um conhecimento transversal dotados de habilidades para pensar criticamente e propor projetos alternativos para as diversas situações sociais, políticas e ambientais que estão em curso no Brasil. A avaliação da CAPES e a conceitualização do PPGCSPA como nota 4 é resultado do esforço coletivo dos docentes e discentes que trabalham em prol de um ensino público de qualidade, como também revela seu empenho em direcionar uma pós-graduação inclusiva e voltada à efetiva a sociedade.

O reconhecimento das atividades desenvolvidas pelo PPGCSPA, a partir da avaliação da quadrienal, nos instiga a novos desafios: a ampliação do programa para a formação de um centro científico de excelência empenhado na formação acadêmica de pesquisadores comprometidos em refletir criticamente e em atuar no combate aos problemas enfrentados na Amazônia e na proteção de povos e comunidades tradicionais.

Em nome do PPGCSPA, a coordenação agradece a todos que contribuíram para que o programa atingisse a excelência estadual, com destaque aos nossos docentes, discentes, membros colaboradores e servidores. A todos o nosso obrigada.

Artigo anteriorLançamento do livro GAMELA, AKROÁ-GAMELLA: ETNICIDADE, CONFLITO, RESISTÊNCIA E DEFESA DO TERRITÓRIO Próximo artigoLANÇAMENTO DO LIVRO: Direito da pessoa indígena em conflito com a Lei ou a Lei do "Branco" em conflito com os povos indígenas?