O projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PPGSCA/UFAM – FUND. FORD) vem sendo desenvolvido desde Julho de 2005 coordenado pelo antropólogo Alfredo Wagner Berno de Almeida.
O objetivo do projeto Nova Cartografia é realizar um trabalho de mapeamento social dos Povos e Comunidades Tradicionais na Amazônia. Pretende-se privilegiar para tanto a diversidade das expressões culturais combinadas com distintas identidades coletivas objetivadas em movimentos sociais.
Este se articulou com o projeto de pesquisa intitulado “Processos de territorialização, conflitos e movimentos sociais na Amazônia” CNPq-FAPEAM, implementado a partir de dezembro de 2005. Em 2006 o Projeto expandiu o mapeamento para fora da Amazônia com o Projeto Nova Cartografia Social dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil (PPGSCA/UFAM – FUND. FORD – MMA – MDS). Entre julho de 2005 a janeiro de 2008 foram produzidos cinqüenta e nove fascículos, organizados em três séries. Cada fascículo é o resultado de um conjunto de esforços e de relações sociais entre comunidades e povos tradicionais e a equipe de pesquisadores, que começa a concretizar-se com a realização da oficina de mapas e encerra essa instância de mapeamento com a publicação do fascículo.
A equipe é composta de 15 doutores (antropologia, direito, geografia, biologia, sociologia, história), 13 doutorandos, 04 mestres, 14 mestrandos, 04 bacharéis e 18 graduandos. Já participaram junto ao Projeto aproximadamente 116 distintos grupos sociais.