Pesquisadores dos núcleos Pernambuco e São Francisco do Projeto Nova Cartografia Social (PNCS) participaram de atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (Campus Floresta/PE), entre os dias 16 e 20/10/2023. Nesta oportunidade apresentaram as produções do PNCS em mesas de debate e integraram uma ação antinuclear no município de Itacuruba/PE, promovida pelo Instituto Federal em parceria com a Escola Estadual Indígena Luiz Pereira Leal, do Povo Pankará.
Além dessas atividades, realizaram visita e escuta às lideranças indígenas Tuxá Campos, Tuxá Pajeú e Pankará Serrote dos Campos e à liderança da comunidade quilombola Poço dos Cavalos, em Itacuruba.
A região do Sertão de Itaparica, onde se situam os municípios de Itacuruba e Floresta, constitui uma área de atuação do PNCS desde 2015, momento em que povos e comunidades tradicionais demandam a construção de cartografias dos conflitos socioambientais com os grandes projetos dessa região, entre os quais o da construção de uma central nuclear às margens do Rio São Francisco. (http://novacartografiasocial.
A atuação conjunta dos núcleos Pernambuco (LACC/UPE) e São Francisco (GPEAH/UNEB) reflete as ações de intercâmbio entre grupos de pesquisa no âmbito dos projetos: “Nova Cartografia Social de Comunidades Quilombolas do Nordeste: Fortalecimento de Centros de Ciências e Saberes” e “Articulação de saberes, resistência e impactos de grandes empreendimentos em comunidades tradicionais em PE, BA, RN, MG e ES”. Tais projetos estão em andamento e são encabeçados pelos grupos de pesquisa da Rede PNCS: Núcleo de Estudos em Agroecologia e Nova Cartografia Social (UFRB), Grupo de Pesquisa em Ecologia Humana (GPEHA/UNEB); Laboratório de Estudos sobre Ação Coletiva e Cultura (LACC/UPE), Grupo de Pesquisa Etnologia, Tradição, Ambiente e Pesca Artesanal (ETAPA/UFRN), Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental (NIISA/UNIMONTES), e Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (UFES).

Ação antinuclear reúne a Escola Estadual Indígena Luiz Pereira Leal do Povo Pankará e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (Campus Floresta/PE) em mobilização às margens do Rio São Francisco, em Itacuruba/PE. (FOTO: Breno Leonardo).

O Povo Pankará busca alternativas energéticas como a solar e aposta na criação de sistemas agroflorestais para revitalização de seu território e produção de alimentos, em Itacuruba/PE. (FOTO: André Souza).
Release Pesquisadores do Projeto Nova Cartografia Social realizam visita de campo em Itacuruba