Nova Cartografia Social Da Amazônia

Pesquisadores do PNCSA lançam fascículo na Terra Indígena Pindaré, em Bom Jardim – MA.


Professores e alunos da Universidade Estadual do Maranhão e pesquisadores do Projeto Mapeamento Social como Instrumento de Gestão Territorial contra o Desmatamento e a Devastação: processo de capacitação de povos e comunidades tradicionais/Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia – PNCSA participaram do lançamento do fascículo Terra Indígena Pindaré, no dia 21 de maio de 2015, na Aldeia Januária, localizada às margens da BR 316, no município de Bom Jardim – MA.

O evento teve início às 9:30h na Casa de Cultura, na Aldeia Januária, com o relato da professora e pesquisadora Helciane Araujo, sobre o trabalho desenvolvido na Terra Indígena Pindaré durante o período de realização da pesquisa. Em seguida o pesquisador Davi Pereira Junior explicou o processo de ocupação da Terra Indígena, mostrando os pontos de conflitos identificados nessa localidade.

Após apresentação dos pesquisadores, os indígenas presentes relataram a importância do trabalho para a comunidade, pois, segundo eles, com a utilização do fascículo nas escolas, as crianças saberão a situação atual da área. O professor indígena Daniel Guajajara, morador da Aldeia Piçarra Preta, comentou que esse material será de grande ajuda para escola e será trabalhado em sala de aula com os alunos.

Manoel Viana Guajajara, um dos indígenas mais antigos da Aldeia Januária, lembrou como era a Terra Indígena Pindaré antes das grandes invasões e como a TI está atualmente. Ressaltou os grandes conflitos entre os homens brancos, que invadiram suas terras, trazendo assim uma grande demanda para as comunidades indígenas dessa área. Ele agradeceu á equipe que deixou para os indígenas esse trabalho e as ideias de novas pesquisas a serem desenvolvidas nessa área, como uma forma de ajudar ainda mais os indígenas em sua resistência frente as demandas da Terra Indígena Pindaré.

Além de lideranças, professores indígenas e moradores da aldeia Januária, participaram do lançamento os pesquisadores Helciane Araujo (UEMA/PNCSA/GESEA/GEESS); Davi Pereira Junior (PNCSA/GESEA); Elson Gomes da Silva – Projeto Centro de Ciências e Saberes; Eliane Rodrigues (UEMA/CESSIN/GEES), Cliciane Costa França, graduanda do curso de Ciências Sociais – UEMA;  Bruna Carolina da Silva Almeida, graduanda do curso de Enfermagem – UEMA/CESSIN; Elmara Silva Diniz graduanda do curso de Enfermagem – UEMA/CESSIN; Ana Larissa Santos Lopes, graduanda do curso de Enfermagem – UEMA/CESSIN; e Hilana Caroline Freitas Moreira, graduanda do curso de Enfermagem – UEMA/CESSIN.

Sr. Manoel Viana Guajajara relembrou as pressões que a TI Pindaré vem sofrendo.

Sr. Manoel Viana Guajajara relembrou as pressões que a TI Pindaré vem sofrendo.

foto-1

Pesquisadores, lideranças e professores indígenas participam do lançamento do fascículo.

foto-3

Pesquisadores apresentam o mapa e o fascículo

Artigo anteriorQuilombo Mata Boi se mobiliza para lançar o caderno de debate “Devastação e desmatamento em comunidades quilombolas no Maranhão” Próximo artigoBoletim Informativo N. 2 - Território Sansapé, Território Formoso e Território de Monte Cristo teve lançamento em Penalva