Nova Cartografia Social Da Amazônia

Pesquisadores da Unimontes entregam Fascículos com Mapas de Povos Tradicionais do Norte de Minas Gerais


Pesquisadores da Unimontes vinculados ao Projeto de pesquisa “Conflitos Sociais e Desenvolvimento Sustentável no Brasil Central”, fazem parte de uma parceria que envolve 11 universidades brasileiras que trabalham com mapeamento social de grandes empreendimentos econômicos e de distintos grupos étnicos, reconhecidos pela categoria jurídica de povos e comunidades tradicionais. O Núcleo Norte de Minas Gerais é coordenado pelas professoras Dra. Andréa Maria Narciso Rocha de Paula e Dra. Felisa Cançado Anaya, vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social – PPGDS e o Núcleo Interdisciplinar de Investigação Socioambiental – NIISA da Unimontes/MG. Tal projeto é resultado de um convênio do PPGDS com a Universidade Estadual do Maranhão celebrado entre as duas instituições e junto aos coordenadores gerais do projeto, a Professora Dra. Helciane de Fátima Abreu Araújo e o Professor Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida.

Crédito: Amanda Lelis

Crédito: Equipe Projeto Brasil Central

O Grupo de pesquisa do Norte de Minas Gerais vem ministrando oficinas de cartografia social, de realização de entrevistas e uso de GPS para povos e comunidades tradicionais, como suporte para a construção do mapeamento de suas terras tradicionalmente ocupadas. Os relatos dos vazanteiros e quilombolas e os mapas situacionais construídos por eles compõem Fascículos e Boletins que são produtos do projeto para as comunidades. O Núcleo do Norte de Minas desenvolve o projeto com a Comunidade Quilombola Buriti do Meio (município de São Francisco), com a Comunidade Vazanteira de Pau de Légua (município de Manga) e com os Vazanteiros em Movimento (Articulação de Vazanteiros do Rio São Francisco).

Crédito: Amanda Lelis

Neste sentido, nos dias 08 e 09 de agosto de 2019, foram entregues em duas comunidades os Fascículos contendo os mapas situacionais elaborados por elas e os relatos contando a história de vida, luta e resistência no território, assim como a relação com o Rio São Francisco, com os lugares sagrados, com as plantações, as criações, os mitos, ou seja, a memória da própria comunidade tradicional.

Crédito: Amanda Lelis

No dia 08 a entrega do Fascículo aconteceu na Escola Estadual da Fazenda Passagem Funda na Comunidade Buriti do Meio, onde estiveram presentes alunos, familiares, Diretores, professores, componentes da Associação da Comunidade e de setores parceiros de Buriti do Meio. O evento contou com apresentação cultural de grupos de batuque e de dança da comunidade e com relatos de experiência dos participantes do projeto. Simone, presidente da associação relata que “o Projeto Nova Cartografia Social, foi um projeto de grande valia para nossa comunidade, pois através desse projeto nós já conseguimos alcançar alguns objetivos”, remetendo ao fato de só terem conseguido a energia elétrica para 80 famílias porque apresentaram o mapa gerado pelo projeto.

Crédito: Amanda Lelis

Crédito: Amanda Lelis

Já no dia 09 os pesquisadores entregaram o Fascículo para a Comunidade Pau de Légua na Câmara Municipal de Vereadores da Cidade de Matias Cardoso, onde estiveram presentes os comunitários, os componentes da Associação Vazanteira de Pau de Légua, representantes dos setores de Educação e de instituições parceiras da comunidade. Nesta atividade os participantes do projeto fizeram relato de experiência, exaltaram a importância dos trabalhos realizados pela Unimontes com as Comunidades Tradicionais, refletiram sobre as estratégias de resistência e fizeram encaminhamentos para a continuidade do projeto. Segundo Reinaldo, Presidente da Associação o projeto “está trazendo o reconhecimento de tudo que somos lá dentro e como começou, e isso que é tão importante vai ser repassado para as escolas municipal e estadual, para que seja divulgado todo o nosso trabalho e o desempenho de um desenvolvimento muito bonito, aonde leva ao mundo o nosso conhecimento dos vazanteiros tradicionais de Matias Cardoso”.

Crédito: Equipe Projeto Brasil Central

Crédito: Amanda Lelis

A realização deste Projeto conta com a intensa participação de Professores, Doutorandos, Mestres, Mestrandos e Graduandos de diversas áreas, o que ressalta a importância da pesquisa e extensão com propostas interdisciplinares e enfatiza o papel social da Universidade Estadual de Montes Claros para a população Norte Mineira. Fazem parte da equipe os Pesquisadores:

Andréa Maria Narciso Rocha de Paula – PPGDS / Unimontes
Felisa Cançado Anaya – PPGDS / Unimontes
Ana Paula GlinfskoiThé – PPGDS / Unimontes
Rômulo Soares Barbosa – PPGDS / Unimontes
Cássio Alexandre da Silva – PPGEO / Unimontes
Andréa Jakubaszko – Depto. Ciências Sociais / Unimontes
Carlos Alberto Dayrell – PPGDS / Unimontes
Lilian Maria Santos – PPGDS / Unimontes
Sérgio Leandro Sousa Neves – PPGDS / Unimontes
Adinei Almeida Crisóstomo – PNCSA / Unimontes
Ana Flávia Rocha de Araújo – PPGDS / Unimontes
Dayana Martins Silveira – CPDA/UFRRJ
Júlia Veloso dos Santos – UFMG / Unimontes
Matheus Vinícius Ferreira – Grad. Geografia – PNCSA / Unimontes
Igor Luan Souza Silva – Grad. Ciências Sociais – Unimontes
Victória Pinho e Godinho – PPGDS / Unimontes
Maria Cecília Cordeiro Pires – PPGDS / Unimontes
Werônica Maria Brito – PPGEO / Unimontes
João Gildásio Veloso Meira – PPGEO / Unimontes
João Marcos Silva Moura – Grad. Ciências Sociais / Unimontes

Artigo anteriorVIII MARCHA DOS POVOS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA: “TERRA MÃE: TERRITÓRIO, EDUCAÇÃO E SAÚDE – NOSSOS DIREITOS NÃO PODEM SER VIOLADOS”. Próximo artigoConvite Seminário "Indígenas Warao: Direitos e Práticas de Acolhimento e Proteção" - 10 a 13 de setembro de 2019, Teresina - PI