Nova Cartografia Social Da Amazônia

Pesquisadores da equipe do Núcleo de Cartografia Social da Amazônia de Tabatinga contemplados com Menção de Honra ao Mérito


O Núcleo de Cartografia Social da Amazônia de Tabatinga – NCSA tem realizado relevantes atividades que alia Ensino, a Pesquisa e a Extensão no processo de formação de novos pesquisadores no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga, na fronteira entre o Brasil, Peru e Colômbia.

As atividades desenvolvidas pela equipe, sob coordenação do Professor Me. Reginaldo Conceição da Silva ganharam destaque esse mês com a Menção de Honra ao Mérito, conferida pela Câmara dos Vereadores da Cidade de Tabatinga, na ocasião foram contemplados com a Menção de Honra ao Mérito: Mestrando Dime Alexandre Londono, os acadêmicos: Mateus da Silva Teixeira e Breno Fermim, além do prof. Dr Pedro Henrique Coelho Raposo todos integrantes da equipe do NCSA.

A Carta de Agradecimentos, emitida pela Fundação Nacional do Índio – FUNAI e pela Coordenação Regional da FUNAI da cidade de Benjamin Constant, cidade em que o Núcleo de Cartografia Social tem atuação de pesquisa, demonstra a relevância do Núcleo junto à Universidade do Estado do Amazonas na fronteira. Desta vez, o reconhecimento evidencia os trabalhos junto aos Povos e Comunidades Tradicionais indígenas que habitam o Alto Solimões no oeste da Amazônia.

A atual equipe que compõe a rede de pesquisadores do NCSA é composta por quatro doutores, dois mestres em estado de doutoramento, dois mestres, três mestrandos, quatro especialistas, dois graduados e treze graduandos dos diversos cursos presentes no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga.

Os temas de pesquisa variam conforme as especificidades de cada pesquisador. Desde Povos Tradicionais de Terreiro, Pescadores, Indígenas aos conflitos socioambientais e territoriais, alimentação e patrimônio cultural são temas recorrentes nos projetos de Iniciação à Pesquisa e de Extensão contemplados nos editais da Instituição.

Atualmente, toda essa equipe está mobilizada na realização as Oficinas de Cartografia Social pelo projeto CLUA, coordenado pela professora Patrícia, junto ao programa de pós Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia – Universidade Estadual do Maranhão e pelo Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia – UEMA.

Carta da FUNAI

Orientação com estudantes

À direita , Breno Fermim

A esquerda(camisa cinza) Mateus Teixeira

Artigo anteriorO Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia participa da publicação “This Is Not An Atlas" Próximo artigoQUILOMBOS DO ANDIRÁ: AMPLIANDO SABERES E AGREGANDO CONHECIMENTOS