Nova Cartografia Social Da Amazônia

Pesquisadora PNCSA-UEA/UFAM recebe Prêmio “Antropologia e Direitos Humanos”


A pesquisadora Elieyd Sousa de Menezes (PNCSA-UEA) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Amazonas recebeu no último dia 09 de Dezembro de 2018, na abertura da 31ª Reunião Brasileira de Antropologia, na Universidade de Brasília, o 1° lugar no “Prêmio Antropologia e Direitos Humanos”, na categoria Doutorado.

Neste ano de 2018 o Prêmio, que estava em sua VIII edição, cujo tema foi “Antropologia e Direitos Humanos: violências, ativismos e direitos” pretendeu apoiar e divulgar trabalhos que abordassem sobre a contribuição da Antropologia à temática dos Direitos Humanos. Podiam concorrer doutorandos e doutores com um artigo científico.

O artigo da pesquisadora intitulado “Trabalho análogo à escravidão nos piaçabais em Barcelos-Amazonas: entre a ‘honra’ e a ‘judicialização'” focaliza os agentes sociais autodefinidos “piaçabeiros” que tem sua força de trabalho imobilizada através da dívida no âmbito do sistema de aviamento na região do médio rio Negro, no Amazonas.

Para saber mais sobre os piaçabeiros, clique para visualizar o fascículo N. 17 “Os piaçabeiros do Rio Aracá

Piaçabeiros do Rio Aracá

Artigo anteriorSalvaterra inaugura o primeiro museu quilombola do Norte Próximo artigoLançamento Documentário e Boletim Informativo "Campeonato da Língua Paumari"