Nova Cartografia Social Da Amazônia

Pesquisadora do PNCSA recebe Menção Honrosa na 34ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA)


É com grande satisfação que anunciamos que Juliene Pereira dos Santos @juli.orix quilombola do rio Trombetas e pesquisadora Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA) recebeu Menção Honrosa na 34ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA), no âmbito da Premiação Antropologia e Direitos Humanos, concedida pela Associação Brasileira de Antropologia.
O reconhecimento foi atribuído ao trabalho intitulado “PARCERIA OU DOMINAÇÃO? A Relação entre Grandes Projetos e Comunidades Quilombolas no Rio Trombetas, Oriximiná, Pará.” A pesquisa, orientada pela professora Dra. Rosa Elizabeth Acevedo Marin, é fruto dos investimentos em pesquisa realizados ao longo do doutorado em Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA).
Para a pesquisadora, essa menção representa um reconhecimento da luta e da resistência das comunidades quilombolas no alto Trombetas, município de Oriximiná. O artigo aborda as questões críticas enfrentadas por essas comunidades, destacando os efeitos negativos da expansão das atividades minerárias e das políticas de conservação ambiental, que limitam o acesso aos recursos naturais. Além disso, critica a violação do direito à Consulta Prévia Livre e Informada, conforme a Convenção 169 da OIT, o racismo estrutural que perpetua a subalternidade dessas comunidades e as estratégias empresariais que mascaram as assimetrias de poder.
Essa honraria destaca a relevância e a qualidade do trabalho de Juliene, que traz uma importante contribuição para a compreensão das complexas relações entre grandes projetos e comunidades quilombolas, evidenciando as dinâmicas de poder e as implicações sociais e culturais envolvidas.

Artigo anteriorIncêndio destrói casa de família indígena Karapãna Próximo artigoEncuentro Latinoamericano de Mapeo Participativo