Nova Cartografia Social Da Amazônia

Oficina de Cartografia Social no Território Terra dos Encantados, Rio Arapiuns – Pará


Em continuidade ao registro do processo de resistência e mobilização indígena no Baixo Tapajós, a equipe de pesquisadores do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, em parceria com Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA), realizou oficinas de cartografia social no Território Indígena “Terra dos Encantados” (Aldeias Aminã, Aningalzinho, Atrocal e Zaire), localizado no rio Arapiuns no município de Santarém. Cerca de 40 pessoas participaram das atividades realizadas nos dias 23 a 25 de fevereiro e 06 de maio de 2017.

Participantes da oficina realizada no dia 23 de fevereiro de 2017 na Aldeia Zaire.

Durante as oficinas os participantes, com uso de mapa preliminar do território, foram localizando os locais de referência como terras pretas, as roças igarapés, áreas de caça, locais encantados.

Oficina de cartografia social realizada no dia 23 de fevereiro de 2017 na Aldeia Zaire.

Os participantes também receberam treinamento para uso de GPS, para levantamento das coordenadas geográficas dos pontos de referência identificados durante a oficina; e nos dias 24 e 25 de fevereiro, as equipes formadas por lideranças indígenas e pesquisadores do PNCSA, realizaram o trabalho de campo.

No dia 06 de maio, foi realizada oficina de retorno para verificação e correções necessárias no mapa e no texto do fascículo a ser publicado.

Fazendo as correções no mapa durante oficina realizada na Aldeia de Aningalzinho no dia 06 de maio de 2017.

Fazendo as correções no mapa durante oficina realizada na Aldeia de Aningalzinho no dia 06 de maio de 2017.

Participantes da oficina de cartografia social na Aldeia de Aningalzinho no dia 06 de maio de 2017

As oficinas foram conduzidas pelos pesquisadores Solange Gayoso e Marcos Lima, acompanhados pelos discentes indígenas do curso de geografia da UFOPA Sebastião Diego e Edgar Carvalho Filho (representante do CITA). Para realização das atividades a equipe contou com recursos do Instituto de Educação Internacional, Inc (“IIE”)/ Fundação Ford.

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