Em continuidade ao registro do processo de resistência e mobilização indígena no Baixo Tapajós, o Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, em parceria com Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA), realizou oficinas de cartografia social nas Aldeias/Comunidades de Escrivão e Pinhel localizadas no rio Tapajós no município de Aveiro. Cerca de 95 pessoas (idosos, adultos, adolescentes e crianças) participaram das atividades, realizada nos dias 18 e 19 de junho de 2015.
Durante as oficinas os participantes se organizaram em grupos e através do desenho e produção de croquis foram registrando as formas de uso do território e localizando os locais de referência como as terras pretas, as roças, os igarapés, áreas de caça e pesca, locais sagrados e referências históricas como as trincheiras utilizadas na guerra da cabanagem na comunidade de Pinhel.
As oficinas foram conduzidas pelos pesquisadores Solange Gayoso e Marcos Lima e contam com recursos do Projeto “MAPEAMENTO SOCIAL COMO INSTRUMENTOS DE GESTÃO TERRITORIAL CONTRA O DESMATAMENTO E A DEVASTAÇÃO: processos de capacitação de povos indígenas na região do Baixo Tapajós no Estado Pará” aprovado no edital MEC/PROEXT 2015 pela UFPA.