Nova Cartografia Social Da Amazônia

Oficina de Cartografia Social nas Aldeias/Comunidades Escrivão e Pinhel, Rio Tapajós – Pará.


Em continuidade ao registro do processo de resistência e mobilização indígena no Baixo Tapajós, o Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, em parceria com Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA), realizou oficinas de cartografia social nas Aldeias/Comunidades de Escrivão e Pinhel localizadas no rio Tapajós no município de Aveiro. Cerca de 95 pessoas (idosos, adultos, adolescentes e crianças) participaram das atividades, realizada nos dias 18 e 19 de junho de 2015.

Participantes da Oficina de Cartografia Social em Escrivão (18.06.2015).

Participantes da Oficina de Cartografia Social em Escrivão (18.06.2015).

Participantes da Oficina de Cartografia Social em  Pinhel (18.06.2015).

Participantes da Oficina de Cartografia Social em Pinhel (18.06.2015).

Durante as oficinas os participantes se organizaram em grupos e através do desenho e produção de croquis foram registrando as formas de uso do território e localizando os locais de referência como as terras pretas, as roças, os igarapés, áreas de caça e pesca, locais sagrados e referências históricas como as trincheiras utilizadas na guerra da cabanagem na comunidade de Pinhel.

Um dos croquis produzidos na Aldeia/Comunidade de Pinhel.

Um dos croquis produzidos na Aldeia/Comunidade de Pinhel.

Croqui produzido na Aldeia/Comunidade de Escrivão.

Croqui produzido na Aldeia/Comunidade de Escrivão.

 

mapa-pronto

Os participantes da oficina ainda tiveram oportunidade de trabalhar com o mapa situacional Indígenas no Baixo Tapajós.

As oficinas foram conduzidas pelos pesquisadores Solange Gayoso e Marcos Lima e contam com recursos do Projeto “MAPEAMENTO SOCIAL COMO INSTRUMENTOS DE GESTÃO TERRITORIAL CONTRA O DESMATAMENTO E A DEVASTAÇÃO: processos de capacitação de povos indígenas na região do Baixo Tapajós no Estado Pará” aprovado no edital MEC/PROEXT 2015 pela UFPA.

Artigo anteriorEdital para Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia Próximo artigoQuilombolas do rio Pacajá expõem situações de conflito com a Cikel Verde Madeira e ABC Norte e reiteram sua reivindicação territorial em reunião convocada pela Comissão Nacional de Combate à Violência no campo, em Belém.