Nova Cartografia Social Da Amazônia

Nova Cartografia e Luta Social na Pan-Amazônia: Realidades Etnográficas – 03 de agosto de 2021


Assista no canal da UNIFESSPA/FECAMPO

O Seminário Nova Cartografia e Luta Social na Pan-Amazônia: Realidades Etnográficas ocorrerá no dia 03 de agosto e, será realizado a partir da atividade de “Luta Social na Pan-Amazônia”, que constitui um componente curricular do curso de Educação do Campo, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. E, do Laboratório e Grupo de Pesquisa Núcleo de Cartografia Social do Sul e Sudeste do Pará.

No Plano de Curso de curso proposto os discentes e demais participantes terão oportunidade de se aproximar do conteúdo programático em vista de aprofundá-lo a partir das produções bibliográficas, cartográficas, etnografias e, demais recursos oriundos de fontes, ações de extensão e pesquisas com apresentações nos temas em debate.

Luta Social na Pan Amazônia tem por objetivo analisar os diferentes tipos de movimentos sociais e as especificidades das lutas empreendidas nas distintas realidades panamazônicas. Debater aspectos das lutas e concernentes ao fator identitário. Discutir sobre o conhecimento tradicional como elemento mobilizado do campo da experiência para a luta social. E, refletir sobre os conflitos socioambientais, a partir dos discursos e ações coletivas e disputas territoriais e frente à grande indústria extrativa, do agronegócio, de grandes projetos de infraestruturas e demais atores contrapostos às lutas específicas.

Em face ao processo pedagógico e com vista ao debate das realidade etnográficas no contexto panamazônico a que se orientam os estudos e reflexões, parte das ações constitui de pesquisa acerca das lutas sociais na Pan-Amazônia. Com foco nessas experiências sociais em perspectiva de mapeamento se adota como referência o site de Nova Cartografia Social da Amazônia e as situações das diferentes realidades etnográficas na Amazônia e sudeste do Pará.

Nessa proposta e em atividade conjunta da Educação do Campo em colaboração com discentes de Ciências Sociais, sob a coordenação da professora Simone Contente (FACSAT), se realizou uma palestra no último dia 29 de julho, no tema Nova Cartografia Social da Amazônia, Povos e Comunidades Tradicionais e Atuações no Sul e Sudeste do Pará, ministra pelas professoras Cristiane Vieira da Cunha e Rita de Cássia Pereira da Costa pela plataforma Google Meet.

E, dia 03 de agosto de 2021 a realização de um Seminário Nova Cartografia e Luta Social na Panamazônia: Realidades Etnograficas. Com a participação de RaphaelleServius-Harmois (Afroguianesa/INTERRUMN’Ã/PNCSA), Liliane Guimarães (MST – Acampados de Canaã dos Carajás), Cledeneuza Oliveira (MIQCB – Quebradeira de coco babaçu), Reginaldo Conceição (UEA/UNIR/PNCSA) Ronaldo Barros Macena (Ribeirinhos e Pescadores). Com a mediação das professoras Rita de Cássia Costa e Cristiane Cunha (Fecampo/Unifesspa/PNCSA).

O Seminário, no que tratará o tema das lutas socias na Pan-Amazônia com a participação de pesquisadores e movimentos sociais, propõe-se contemplar o olhar desde as diferentes experiências e debatê-las em diálogo com as realidades cartografadas no sudeste do Pará. E, como parte das estratégias de apresentação e divulgação dos boletins informativos da Nova Cartografia Social, e em vista da realização de uma jornada de lançamento, em processo de construção pelo Laboratório e Grupo de Pesquisa Núcleo de Cartografia Social do Sul e Sudeste do Pará. E, com isso ampliar a discussão das questões nos territórios dos povos e comunidades tradicionais na região.

Artigo anteriorLive de lançamento do livro “A atemporalidade do colonialismo” - 29/07/2021 as 10h00 Próximo artigoNota de pesar - Sr. Claro