É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Ana Maria Lima Daou
Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento da querida professora Ana Maria Daou. Ana foi minha orientadora desde a iniciação científica, em 2003, até o doutorado, em 2017. Acompanhou assim não somente toda minha formação acadêmica quanto um longo período da minha vida. Sua experiência no diálogo entre a Geografia, a Antropologia e a História foi fundamental para construir as possibilidades de existência na Geografia/UFRJ de variados temas de pesquisa, por muitas vezes considerados como ‘exóticos’ ao nosso campo disciplinar.
Sua grande generosidade nas orientações de pesquisa geraram uma vasta diversidade de temas de trabalhos. Ana acompanhava tais orientações com muita dedicação, criando espaços institucionais que abarcavam e promoviam os estudos necessários para cada tema de pesquisa de seus orientandos. Nesse sentido, havia uma certa dificuldade de consolidar um ‘Laboratório’, ou ‘Grupo de Pesquisa’, dada a variedade dos trabalhos a que se dedicava junto com seus alunos. Por outro lado, proporcionou a nós uma única e extremamente rica oportunidade de pensar e construir questões de pesquisa, com um grau de liberdade muito raro no meio acadêmico.
Além de todos seus próprios trabalhos de pesquisa, de grande relevância, Ana Daou deixou um enorme legado na formação de variadas gerações de geógrafos na UFRJ.
Tomás Paoliello Pacheco de Oliveira, 24/06/2024