Nova Cartografia Social Da Amazônia

Nara Baré recebe o Prêmio Franco-Alemão de Diretos Humanos e do Estado de Direto


Fonte: https://bit.ly/premiofrancoalemao


A cerimônia de premiação aconteceu ontem (9) na Embaixada da Alemanha, em Brasília.

Por ocasião do Dia dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, as Embaixadas da França e da Alemanha concederam à Nara Baré, coordenadora geral da COIAB, o Prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos e do Estado de Direito em reconhecimento ao seu compromisso com a proteção do meio ambiente e a defesa dos direitos indígenas. A cerimônia de premiação aconteceu na embaixada da Alemanha, em Brasília.

Desde 2016, o prêmio é atribuído todos os anos a pessoas que contribuíram de modo excepcional para a proteção e promoção dos Direitos Humanos e do Estado de Direito nos seus países e a nível internacional. O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Toms, parabenizou Nara Baré pelo prêmio: “Parabéns, Nara Baré! Meu colega e eu entregamos a Nara o Prêmio Alemão-Francês de Direitos Humanos e Estado de Direito por seu grande trabalho nas áreas de direitos indígenas e proteção ambiental.”

“Dedico a premiação ao meus pais Linhares e Clara, responsáveis por minha existência e ensinamentos que me tornaram a mulher que sou. Esse prêmio reconhece toda a luta e resistência dos povos indígenas do Brasil pela garantia ao direito fundamental: de viver! Viver como somos, respeitando nossa diversidade, nossa especificidade enquanto povos indígenas, e onde sempre estivemos: nossos territórios! A premiação não é para mim, Nara Baré, mas sim a todos nós povos indígenas que resistimos, lutamos e defendemos nossos direitos, nossos territórios e muitas vezes com nossas próprias vidas”, declarou a coordenadora geral da COIAB após a entrega do prêmio.

Artigo anteriorDefesa de Dissertação de Dime Alexandre Londono Gomes - 21/12/2020 Próximo artigoDiante da morte de um corpo - uma tentativa de obituário