Como uma das atividades relacionadas ao projeto “Cartografia Social dos Babaçuais: Mapeamento Social da Região Ecológica do Babaçu” foi oferecido às Quebradeiras de coco babaçu do Pará, Tocantins e Maranhão curso sobre instruções de uso do GPS (Sistema de Posicionamento Global). O Curso ocorreu na comunidade de Coquelândia localizada na “Estrada do Arroz”- Imperatriz (MA) onde participaram além das quebradeiras Judite Teodora dos Santos, Tereza Teodoro de Sousa, Helena dos Santos Salazar, Eunice da Conceição Costa; as assessoras do MIQCB Suely Barroso Novais e Rosalva Silva Gomes; Estudantes da Escola Familiar Rural e Jovens do Projeto Pindova da comunidade de Curvelândia- Cidelândia também estavam presentes.
O curso vem como resultado de solicitação das mulheres que participaram da pesquisa de mapeamento social na região ecológica do babaçu e tem como objetivo proporcionar proximidade dos agentes sociais com procedimentos técnicos realizados durante o processo de construção da pesquisa com os pesquisadores. Saber como informações fornecidas por elas se convertem em um mapa torna o discurso de sentimento de apropriação do mapa melhor representando pelas comunidades tradicionais.
O curso realizado em dois dias teve como metodologia de ensino aulas teóricas direcionadas à conhecimentos geográficos básicos e instruções iniciais de manuseio do GPS. Um dia foi reservado para aula teórica com conhecimentos geográficos e instruções de uso do GPS ocorreu na comunidade de Coquelândia e dia seguinte foi direcionado para aula prática do curso com marcação de pontos com GPS realizada em área de babaçual pertencente aos Padres da região (Chácara São Benedito), onde há ainda uma vasta extensão de babaçual denominada pelas mulheres quebradeiras como “área de reserva”. O curso terá seguimento em próxima etapa do projeto com quebradeiras de coco das regiões que compreendem a Baixada Maranhense, Cocais e Piauí.
Por: Poliana de Sousa Nascimento
Fotos: Poliana de Sousa Nascimento e Rosalva Santos