Nova Cartografia Social Da Amazônia

MAPA “NOVA CARTOGRAFIA SOCIAL DOS BABAÇUAIS” ENTREGUE EM VERSÃO IMPRESSA ÀS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU EM SÃO LUÍS-MA


No dia 22 de novembro de 2016, foi entregue o mapa “Nova Cartografia Social dos Babaçuais: Mapeamento Social da Região Ecológica do Babaçu”  impresso em lona às quebradeiras de coco babaçu durante reunião de planejamento do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu – MIQCB. Foi entregue um exemplar do mapa a cada uma das regionais do MIQCB e à sede em São Luís.

O mapa foi produzido no âmbito do projeto “Cartografia Social dos Babaçuais: Mapeamento da Região Ecológica do Babaçu”, realizado pela UEMA com participação da UFPA, UFTO, UFPI, UNIFESSPA e UFMA, e apoiado pela Fundação Ford. O mapa apresenta resultado de dois anos de pesquisa, e ao mesmo tempo recupera e atualiza levantamentos, o conflitos e lutas relacionados ao processo de afirmação identitária das quebradeiras de coco babaçu e ao uso deste recurso como fundamental para reprodução política e cultural das quebradeiras de coco. Ele confere visibilidade em termos de uma cartografia social e política às quebradeiras de coco e aos babaçuais, que embora ameaçados, destruídos, se renovam e resistem mesmo nas áreas onde os mapas e imagens oficiais o consideram apagados e inexistentes enquanto recurso. Ao contrário, a pesquisa apontou e aponta um crescimento da área de incidência dos babaçuais, que de 18 milhões de hectares levantados pesquisa nos anos de 2005 já alcançam 27 milhões de hectares.

Deste modo, a cartografia dos babaçuais elaborada pelas quebradeiras de coco e pesquisadores do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia – PNCSA se constitui em instrumento político para o fortalecimento da luta dessas mulheres que são invisibilizadas pelo Estado e afetadas por grandes empreendimentos. A diversidade e quantidade de situações definidas com as quebradeiras para inclusão no mapa, o mesmo se tornou viável produzir na escala 1: 1000.000 e na dimensão impressa em 2,40 m x   1,90 m.

Durante o ato de entrega foi destacada a importância do mapa e seu dinamismo diante das situações apresentadas pelas quebradeiras de coco e elementos que apontam para sua atualização diante de novas situações que não cessam, o que reforça o seu caráter situacional e aberto.

A entrega foi feita pelos pesquisadores Alfredo Wagner Berno de Almeida, Helciane de Fátima Abreu Araujo, Poliana de Sousa Nascimento e Jurandir Santos de Novaes às quebradeiras de coco das regionais Baixada Maranhense (MA), Imperatriz (MA), Cocais Maranhenses (MA), Sudeste do Pará, Tocantins; Piauí, e assessoras do MIQCB.

 

fig_entrg_map_01

fig_entrg_map_02

fig_entrg_map_03

fig_entrg_map_04

fig_entrg_map_05

fig_entrg_map_06

fig_entrg_map_07

fig_entrg_map_08

 

Por: Jurandir Novaes e Poliana Nascimento

Artigo anteriorReunião de trabalho para discutir a oficina de mapas com a Sociedad Caboverdeana de Dock Sud, Buenos Aires Próximo artigoSeminário Internacional “Mega empreendimentos, atos de Estado e Povos e Comunidades Tradicionais”