Nova Cartografia Social Da Amazônia

LIDERANÇAS QUILOMBOLAS DA COMUNIDADE DO BARRANCO DE SÃO BENEDITO SOLICITAM ATUALIZAÇÃO DE DADOS DA COMUNIDADE


As lideranças quilombolas da Comunidade do Barranco de São Benedito em Manaus, localizada na Praça 14 de Janeiro, zona centro-sul da capital, representados pelo Sr. Cassius Fonseca (Vice- Presidente da Associação do Movimento Orgulho Negro do Estado do Amazonas- AMONAM), pela Srª Jamily Souza (Coordenadora dos Festejos de São Benedito), e a Srª Keilah Fonseca (Presidente da Associação das Crioulas do Barranco de São Benedito), reuniram-se com o antropólogo Alfredo Wagner coordenador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia-PNCSA, em 04/04/2018, na sede do Projeto em Manaus. Na oportunidade, os quilombolas solicitaram a atualização dos dados referentes às mudanças ocorridas nas estruturas internas e externas do quilombo.

A primeira Oficina de Cartografia realizada no “quilombo da Praça 14”, que resultou na edição do fascículo intitulado “Comunidade negra de São Benedito da Praça 14 de Janeiro”, foi publicada em 2007. Atualmente, com vistas à confecção de uma nova cartografia da comunidade com a designação de “comunidade quilombola urbana”, estão sendo realizadas reuniões com os agentes sociais do “quilombo da Praça14”. Até o presente, foram realizadas três reuniões, sendo a primeira em 08 de outubro de 2018, no Centro Cultural Maria de Lourdes Fonseca, às 20: 23 hs, a segunda em 18 de janeiro de 2019, às 19: 30 hs, no Pagode do Quilombo, e a terceira em 20 de fevereiro de 2019, às 19: 30 hs, no espaço Pagode do Quilombo.

Reunião realizada no Pagode do Quilombo em 20 de fevereiro de 2019.
Foto: Murana Arenillas.

Reunião realizada no Pagode do Quilombo em 20 de fevereiro de 2019. Da esquerda para direita: Hamilton Salgado- Fotógrafo, Cassius Fonseca- Vice- Presidente da AMONAM, Jamilly Souza- Coordenadora dos Festejos de São Benedito, Pedro Mariosa-PNCSA, Pâmela Andrezza-PNCSA, Karollen Silva, Rafaela Fonseca-membro da Associação das Crioulas do Barranco de São Benedito, Celso Pedrosa, Samantha Teixeira, Vinicius Alves-PNCSA e Keilah Fonseca- Presidente da Associação das Crioulas do Barranco de São Benedito.
Foto: Murana Arenillas.


Ficha técnica elaborada por Vinicius Alves pesquisador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA).
Fotos autoria de Murana Arenillas Oliveira (PNCSA).

Artigo anteriorPNCSA NA REUNIĀO DA LASA, realizada em Boston de 24 a 27 de maio de 2019 Próximo artigoÚltima Chamada para Submissões para o 5º Encontro de Perspectivas: Poder e Simbolismo em Três Décadas de Cidadania e Redemocratização Brasileira