Nova Cartografia Social Da Amazônia

LANÇAMENTO DO BOLETIM 10 BILÍNGUE: JOGOS INTERCULTURAIS INDÍGENAS – MANAUS A GRANDE ALDEIA E DO DOCUMENTÁRIO REFERENTE AOS JOGOS INTERCULTURAIS INDÍGENAS DE 2017 NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, MANAUS-AM


No dia 22 de dezembro de 2018 aconteceu o lançamento do Boletim 10 referente aos Jogos Interculturais Indígenas da Comunidade Nossa Senhora do Livramento localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, Manaus – Amazonas. Estiveram presente no lançamento do Boletim o cacique da Comunidade Astério Martins Tomás, o patriarca da Comunidade Silvano Thomaz, a professora da escola indígena Analina Tomas, membros da Associação da União dos Povos Indígenas do Livramento dos Rios Tarumã-Mirim e Tarumã-Açu (UPILTTA), Maria Valda, Levir, indígenas moradores da Comunidade Geremias Baré, Maria Baré, Sodré Tariano, moradores da Comunidade Paulo Roberto, Fátima Martins, Edson Martins, indígenas convidados do Parque das Tribos Joilson Karapãna, Claudia Baré, Vanda Ortega Witoto, indígenas do Tarumã-açu Maria Alice Karapãna, moradores e moradoras da Comunidade do Livramento, representante da Divisão Distrital dos Profissionais do Magistério (DDPM/SEMED) Vinicius Rosa e pesquisadores do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA) Pedro Henrique Mariosa, Mônica Cortêz Pinto, Micael Pimentel, Pâmela Andrezza Quadro e Murana Arenillas.

Astério Martins Tomás, cacique da Comunidade Nossa Senhora do Livramento dando início à cerimônia de lançamento do Boletim 10: Jogos Interculturais Indígenas – Manaus a Grande Aldeia.

Na abertura o cacique da comunidade N. Sra. do Livramento, Astério Martins, deu início ao lançamento narrando a importância do Boletim para todos os indígenas de Manaus, mencionou também como foi a trajetória até a produção desse material, as dificuldades enfrentadas e a descrença por parte de alguns moradores sobre o trabalho que a UPILTTA vem desenvolvendo todo ano para realizar os Jogos Indígenas da Comunidade do Livramento.

Membros da mesa de abertura do Lançamento do Boletim 10. Da esquerda para direita: Vanda Ortega Witoto, Maria Alice Karapãna, Joilson Paulino Karapãna, Astério Martins Tomás cacique da Comunidade N. Sra. do Livramento e Claudia Baré.

Claudia Baré em fala narrando sua experiência de luta enquanto indígena na cidade de Manaus e falando sobre a importância desse material para os povos indígenas.

No centro da foto Silvano Thomaz Baré, nome indígena Kaa pura, patriarca da Comunidade, narrando sua trajetória de vida até a chegada no Livramento, contando à todos a luta para que hoje “nós indígenas estivéssemos aqui”.

Após as falas dos membros da mesa de abertura, Antônio Marques Sodré do Grupo Musical Valores Indígenas realizou a cerimônia de abertura apresentando músicas indígenas de sua autoria, na oportunidade convidou um membro do PNCSA, Pedro Henrique Mariosa, para fazer um ritual de proteção em agradecimento ao trabalho dos pesquisadores.

Antônio Marques Sodré consagrando a cerimônia de lançamento do Boletim 10 e apresentando músicas indígenas de sua autoria.

Após a cerimônia dois membros do PNCSA foram convidados para dar seguimento ao lançamento e falar da experiência do projeto Nova Cartografia, na ocasião Pedro Henrique Mariosa agradeceu o momento e falou que os materiais elaborados no PNCSA, de acordo com os membros das comunidades, são instrumentos de luta para os povos indígenas, o trabalho realizado para elaboração desse Boletim é reflexo do esforço e união de todos eles. Mônica Côrtez falou sobre o processo e realização do croqui na oficina de mapas, também destacou o trabalho de todos os participantes no desenvolvimento e representação socioespacial dos jogos indígenas da Comunidade do Livramento, pois a partir dessa relação foi possível elaborar o Mapa que compõem o Boletim 10 dos Jogos Indígenas.

Pedro Henrique Mariosa, pesquisador do PNCSA, em nome do Projeto, agradeceu a confiança e a relação de pesquisa construída para elaboração do Boletim 10.

Mônica Cortêz Pinto, pesquisadora do PNCSA, apresentando o Mapa produzido a partir da autocartografia realizada pelos agentes sociais e na ocasião fez a entrega do Mapa impresso em tamanho A0 em papel fotográfico para a comunidade.

Após o encerramento da mesa foi feito o lançamento do Documentário: Jogos Interculturais Indígenas, ao qual foi exibido para o público presente o documentário na íntegra. Durante a exibição foi distribuído café regional preparado pelos próprios membros da UPILTTA com a coordenação da professora Analina. Após o término da exibição do documentário foi então distribuído ao público presente os Boletins dos Jogos Interculturais Indígenas. Nesse momento de comemoração e festejo os participantes dos Jogos, ao receberem o boletim em mãos, iniciaram uma troca de autógrafos para registrar a assinatura e a data daqueles que participaram direta ou indiretamente na produção do Boletim. Foi feito também uma ressalva para agradecer a Maria Valda, Geremias, Sodré e Levir que participaram na decoração e organização do Centro Social da Comunidade onde foi realizada toda a cerimônia.

Lançamento do Documentário dos Jogos Interculturais Indígenas- Manaus a Grande Aldeia.

Lançamento do Documentário dos Jogos Interculturais Indígenas – Manaus a Grande Aldeia. Na fotografia, de costa, Claudia Baré assistindo a fala do seu pai Patriarca da Comunidade Silvano Kaapura.

Público presente assistindo o Documentário dos Jogos Interculturais Indígenas – Manaus a Grande Aldeia no Centro Social da Comunidade.

Público presente assistindo o Documentário dos Jogos Interculturais Indígenas – Manaus a Grande Aldeia no Centro Social da Comunidade.

Café da manhã regional distribuído pela Comunidade para todos os presentes. Na foto Geremias Baré distribui abacaxi para os convidados.

Astério Martins Tomás, cacique da Comunidade com seu pai Silvano Kaa pura exibindo o Boletim 10 dos Jogos Interculturais Indígenas.

Astério Martins, cacique, autografando o Boletim para sua irmã Claudia Baré.

Entrega do café da manhã regional para o público presente.

Claudia Baré e Joilson Karapãna exibindo o Boletim 10 dos Jogos Interculturais Indígenas.

Claudia Baré autografando o Boletim de Edson Batista morador da comunidade do Diúna.

Cacique Astério Martins e Vanda Ortega Witoto exibindo o Boletim 10 Jogos Interculturais Indígenas.

Patriarca Silvano Kaa pura exibindo o Boletim 10, boletim bilíngue traduzido por ele para língua Nheengatu. Na foto Silvano exibe no Boletim o original da tradução dos depoimentos feito à mão por ele. Ao lado Edilson Batista.

Cacique Astério Martins e Maria Valda exibindo o Boletim 10.

Maria Alice Karapãna e o Cacique Astério Martins exibindo o Boletim 10.

Cacique Astério Martins e Claudia Baré exibindo o Boletim 10.

Da esquerda para direita: Sodré Tariano, Geremias Baré, Levir, Maria Valda Tikuna, responsáveis pela decoração do Centro Social. Toda a decoração foi feita trançando a palha de bacabeira.

Pesquisadores do PNCSA junto com membros da Associação da União dos Povos Indígenas do Livramento dos Rios Tarumã-mirim e Tarumã-Açu UPILTTA e convidados.

Ao final do evento foi realizado o registro fotográfico do lançamento e feito um agradecimento a todos os envolvidos, em especial ao professor Alfredo coordenador do PNCSA que na ocasião não pode estar presente.

Para os interessados segue o link para download do Boletim 10 Jogos Interculturais Indígenas – Manaus A Grande Aldeia em PDF:

Assista o Documentário “Jogos Interculturais Indígenas”:


Ficha técnica elaborada pelos pesquisadores do PNCSA
Murana Arenillas Oliveira
Pedro Henrique Mariosa
Mônica Côrtez Pinto
Fotos autoria de Murana Arenillas Oliveira

Artigo anteriorProcesso Seletivo para Ingresso no Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia-PPGCSPA - Semestre 2019/01 Próximo artigoModos de vida e espiritualidade dos Celtas na Idade de ferro na Europa Central, em exposição no Nová budova Národniho Muzea (Praga, República Checa)