Nova Cartografia Social Da Amazônia

Inauguração do Laboratório do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia na Universidade Federal do Piauí


O Laboratório do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia na Universidade Federal do Piauí – UFPI foi inaugurado ao final do Seminário Cartografia de Conflitos Socioambientais, realizado nos dia 06 e 07 de julho de 2017, no Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina /PI. O evento contou com a participação de alunos/as e professores/as da UFPI, pesquisadores do PNCSA, membros do MIQCB e CPT, quebradeiras de coco do município de Miguel Alves e trabalhadores/as rurais de diversos assentamentos do Piauí. O seminário foi promovido pelo Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), Departamento de Ciências Sociais /Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPI, Grupo de Pesquisas sobre Identidades Coletivas, Conhecimentos Tradicionais e Processos de Territorialização – CNPQ, Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Participantes do Seminário Cartografia de Conflitos Socioambientais

Professor Raimundo Nonato, Marcia Leila, Paulo Henrique e Helciane – Mesa

No primeiro dia do seminário, aconteceu a mesa Babaçuais: situações, conflitos e mobilização social, coordenada pela Prof. Dra. Carmen Lúcia Silva Lima (PNCSA/UFPI), que contou com a exposição da Prof. Dra. Arydmar Vasconcelos Gayoso (PCSA/UEMA), Chica Lera (MIQCB) e Francisco José Sousa Rocha (CPT – Bom Jesus /PI). Após a mesa foi apresentado o Mapa Região Ecológica dos Babaçuais e o Caderno Conflitos no Campo 2017 da Comissão Pastoral da Terra.

Sandra – MIQCB falando sobre o Mapa Região Ecológica dos Babaçuais

No segundo dia, foi realizada a mesa Agronegócio e embates no Brasil Central e Cerrado Piauiense, coordenada pelo Prof. Dr. Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento (PNCSA/UFPI) e composta pela Prof. Dra. Helciane de Fátima Abreu Araújo (PNCSA/UEMA), Prof. Dra. Márcia Leila de Castro Pereira (PNCSA/UFPI), Paulo Henrique Sousa Santos (CPT – Bom Jesus /PI). Seguindo a programação, o Prof. Dr. Alfredo Wagner Berno de Almeida (Coordenador Geral do PNCSA) proferiu a palestra Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia: situando as experiências de mapeamento social de conflitos. Este momento foi muito significativo pela partilha das diversas experiências de cartografia social e reflexões profundas sobre a identidade e os princípios que regem a relação de pesquisa desenvolvida pelos/as integrantes do PNCSA com os movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais. Cada mapa produzido tem uma história, é decorrente de uma demanda apresentada aos pesquisadores/as. A reposta é dada de acordo com as contingências do momento e especificidades da situação abordada. Por esta razão, cada oficina de produção do mapa não pode ser aprisionada em uma metodologia, o mais importante é observar os princípios que regem a nossa ação.

Dona Chica Lera – MIQCB

Prof. Dr. Alfredo Wagner durante palestra Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia: situando as experiências de mapeamento social de conflitos

A inauguração do Laboratório do Projeto Nova Cartografia foi um momento festivo, que contou com a degustação de comidas típicas e a apresentação do artista piauiense Wagner Ribeiro e Valor de PI e o Grupo Tambor Mangá Criola.

Laboratório do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia na UFPI
Sala 323 do Centro de Ciências Humanas e Letras
Campus Ministro Petrônio Portela
Bairro Ininga
64049-550 – Teresina /Pi
Fone: (86) 3215-5939

Artigo anteriorReunião com o coordenador do PNCSA organizada pelo Grupo de Pesquisa e Laboratório Núcleo de Cartografia Social do Sul e Sudeste do Pará, na UNIFESSPA em Marabá Próximo artigoConselho da SBPC apoia documentos de comunidades tradicionais na 69° Reunião Anual da SBPC na UFMG em Belo Horizonte - MG