O Conselho Indígena de Roraima (CIR) realizou nos dias 25 a 27 de junho de 2013, o I Encontro dos Povos Indígenas na Fronteira, com o tema “Um olhar sobre a Convenção 169 da OIT”, no Centro Regional da Raposa Lago Caracaranã, no município de Normandia, Estado de Roraima, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. O evento contou com a participação de mais de 100 indígenas dos povos localizados na fronteira Brasil, Guiana e Venezuela; e representantes de instituições tais com OIT, Presidencia da República, Fundação FORD, UFRR, FUNAI e ISA. Da Equipe do PNCSA – Núcleo Roraima, estiveram presentes Carmen Lúcia Silva Lima, Marineide Peres da Costa e Taiguara Pereira
O Encontro, que contou com o apoio do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA) através do Projeto de Pesquisa – Processos diferenciados de Terrirotialização pedagógica junto a Povos e Comunidades Tradicionais, teve o objetivo de discutir, identificar e mapear os problemas das comunidades indígenas localizadas nas referidas fronteiras, abordando os aspectos sociais, econômicos, culturais e ambientais dos povos indígenas.
Os participantes, além de mapear e refletir sobre os problemas enfrentados pelos povos na fronteira, apresentaram propostas para a resolução das dificuldades. Foi acordada uma agenda de trabalho, para dar continuidade às reflexões, o que inclui a realização de um encontro específico para discussão dos mecanismos da consulta estabelecida pela Convenção 169.
Participantes do encontro
Carmen falando do apoio do PNCSA
Fala de Mario Nicácio, coordenador do CIR
Mesa de Encerramento: