O governo de Honduras tem declarado sua intenção de construir um trem interoceânico entre o Caribe e o Pacífico, ao destacar os interesses internacionais de empresas da Ásia (China, Índia, Turquia), Europa e Estados Unidos de investir neste projeto de infraestrutura. A princípio pretende-se construir a rota terrestre de “Puerto Castilla”, no oceano Atlântico, até “Amapala”, no oceano Pacífico.
A construção de canais, sejam terrestres ou marítimos, na América Central, vem ganhando interesse global, com a expansão do tamanho dos navios e cargas de mercadorias internacionais, que extrapolam a capacidade do Canal do Panamá, este sendo um meio de transporte mais econômico para diversas empresas. A possível construção de um canal seco traz outra possibilidade de competição econômica com o Canal do Panamá, fornecendo um meio distinto a esse famoso canal, com capacidade de gerenciar grandes volumes de carga. Tal via terrestre, também, pode ser construída com mais velocidade (até 5 anos) em comparação com um canal marítimo, a exemplo da proposta do “Gran Canal Interoceánico” da Nicarágua, que no mínimo passará 10-15 anos para ser implementado.
Outras propostas para tais obras são: o “Canal de Istmo de Tehuantepec”, no México; o canal seco da companhia “Corredor Interoceánico de Guatemala”; a expansão do Canal do Panamá, bem como a ferrovia entre os dois oceanos no mesmo país; e uma via terrestre entre o Atlântico e o Pacífico na Colômbia.
Helen Catalina U.
Pesquisadora/Antropóloga PNCSA