Ocorreu entre os dias 25 e 26 de outubro de 2015, no auditório do Hotel Portas da Amazônia, em São Luís (MA) o “Encontro: Processo de Consulta sobre o Acervo Digital às Comunidades Quilombolas do Brasil”, financiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Tal encontro, que contou com a presença de 62 convidados, entre associações quilombolas, entidades de apoio ao movimento quilombola e agências governamentais e organismo internacional é resultado de uma das etapas previstas no âmbito do Projeto Nova Cartografia Social das Comunidades Quilombolas no Brasil.
No encontro os pesquisadores do Projeto Nova Cartografia Social das Comunidades Quilombolas no Brasil apresentaram e discutiram os resultado do relatório produzido que servirá de base à montagem de um banco de dados para a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR). Esse relatório é composto pelas informações recolhidas no âmbito do Congresso Nacional; agências governamentais; bibliotecas digitais; documentos do Supremo Tribunal Federal (STF); Ministério Público Federal (MPF); documentos da sociedade civil, levantamento dos livros e teses sobre a temática quilombola, as situações de conflitos sociais e as publicações sobre o tema quilombo produzidas pelo PNCSA.
Após a apresentação do relatório, intitulado Relatório Preliminar de Fontes Documentais e Arquivisticas ocorreu um debate sobre os dados do relatório. No segundo dia procedeu-se à análise dos memoriais descritivos e suas implicações, seguido de uma discussão final e sugestões para um aprimoramento dos relatórios.