Desde 2014 estivemos muito próximos de Daniel Rodrigues Brasil e de Bárbara Oliveira Souza, sua esposa, iniciando os trabalhos de Cartografia Social em Cuba, construindo projetos, com entusiasmo inquebrantável. No Seminário Internacional “Identidades y Movilizaciones Colectivas: miradas desde contextos americanos”, no Instituto Cubano de Investigacion Cultural Juan Marinello (14 a 16 de abril de 2015) compartilhamos um diálogo amplo com inteletuais e lideres comunitários cubanos, auspiciado por esses dois jovens pesquisadores. Cinco meses depois, em setembro, realizamos as oficinas de Cartografia Social em La Marina (Matanzas) e em La Ceiba (La Habana).
O Boletin La Marina: Barrio, Identidad, Religión y Tradición e o fascículo Iroko, el espirito de lo sagrado: identidad de la comunidad de La Ceiba, Habana foram concluídos e impressos, com suas contribuições. Em novembro ocorreu o Coloquio Internacional de Afrodescendentes em Oaxaca, México e novamente trocamos ideias. Acompanhamos, no dia 8 de dezembro de 2015, um momento signficativo de sua formação acadêmica na banca de defesa da tese de doutorado na Universidade de Brasília.
Algo inesperado, difícil de acreditar, aceitar a notícia do falecimento trágico de Daniel Rodrigues Brasil, ontem 11 de janeiro de 2017. A vida de Daniel Rodrigues Brasil foi interrompida e lamentamos essa perda irreparável. Nossas profundas condolências para os seus familiares e, em especial, para nossa amiga Bárbara.