Nova Cartografia Social Da Amazônia

DANIEL RODRIGUES BRASIL, antropologo, pesquisador do Projeto Nova Cartografia Social


Daniel Rodrigues  Brasil,  de  camiseta amarela,   acompanha as  explicações de Rául Domíngues Valdés,  Kimbo,  lider comunitario  de La Marina,  Matanza,  que  explica  a configuração  do bairro em  oficina  realizada  na casa construida  em 1848.  (La Marina, setembro de 2015)

Daniel Rodrigues Brasil, de camiseta amarela, acompanha as explicações de Rául Domíngues Valdés, Kimbo, lider comunitario de La Marina, Matanza, que explica a configuração do bairro em oficina realizada na casa construida em 1848. (La Marina, setembro de 2015)

Desde 2014 estivemos muito próximos de Daniel Rodrigues Brasil e de Bárbara Oliveira Souza, sua esposa, iniciando os trabalhos de Cartografia Social em Cuba, construindo projetos, com entusiasmo inquebrantável. No Seminário Internacional “Identidades y Movilizaciones Colectivas: miradas desde contextos americanos”, no Instituto Cubano de Investigacion Cultural Juan Marinello (14 a 16 de abril de 2015) compartilhamos um diálogo amplo com inteletuais e lideres comunitários cubanos, auspiciado por esses dois jovens pesquisadores. Cinco meses depois, em setembro, realizamos as oficinas de Cartografia Social em La Marina (Matanzas) e em La Ceiba (La Habana).

O Boletin La Marina: Barrio, Identidad, Religión y Tradición e o fascículo Iroko, el espirito de lo sagrado: identidad de la comunidad de La Ceiba, Habana foram concluídos e impressos, com suas contribuições. Em novembro ocorreu o Coloquio Internacional de Afrodescendentes em Oaxaca, México e novamente trocamos ideias. Acompanhamos, no dia 8 de dezembro de 2015, um momento signficativo de sua formação acadêmica na banca de defesa da tese de doutorado na Universidade de Brasília.

Algo inesperado, difícil de acreditar, aceitar a notícia do falecimento trágico de Daniel Rodrigues Brasil, ontem 11 de janeiro de 2017. A vida de Daniel Rodrigues Brasil foi interrompida e lamentamos essa perda irreparável. Nossas profundas condolências para os seus familiares e, em especial, para nossa amiga Bárbara.

Artigo anteriorResistências negras nas Américas e Caribe Próximo artigoBoletins Informativos Cartografia da Cartografia Social disponíveis para download