Entre os dias 10 a 13 de novembro está acontecendo na Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília, o curso de “Introdução às noções de cartografia, GPS – Sistema de Posicionamento Global e ao Sistema de Informações Geográficas (SIG) software ArcGIS-ArcInfo v.10.2”, para lideranças quilombolas indicadas pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas-CONAQ e técnicos do quadro da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. O curso é uma realização do Projeto Nova Cartografia Social das Comunidades Quilombolas no Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política na Amazônia-PPGCSPA/UEMA, ministrado pelo Msc Luis Augusto Lima.
Conforme a Carta-Acordo firmada entre a UEMA/FAPEAD, SEPPIR e PNUD, nesta terceira etapa da pesquisa, serão realizados dois cursos. O segundo curso também será realizado em Brasília durante os dias 17 a 20 de novembro.
O objetivo é proporcionar às lideranças quilombolas e técnicos da SEPPIR uma formação inicial e básica em técnicas de geoprocessamento, tendo em vista, a realização no futuro de um curso aprofundado e prático de geoprocessamento, possibilitando a construção de mapas e outros instrumentos para o ordenamento e gestão territorial.