Desde abril de 2014, pesquisadoras do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia – PNCSA e Universidade Federal do Pará realizam trabalho de pesquisa junto aos integrantes das Associações de São João, Conceição, Cupuaçu e São Lourenço, em Barcarena, Pará. O objetivo é subsidiar documentos, elaborar relatórios e outras peças com vistas a demandar junto à Fundação Cultural Palmares a Certidão de Autoreconhecimento das comunidades. Desde as primeiras reuniões os participantes têm manifestado consciência de sua identidade autoidenticando-se como quilombolas indígenas.
O trabalho feito a pedido do Ministério Público Federal realiza levantamentos sobre os conflitos socioambientais envolvendo as comunidades com as empresas instaladas no município, desde a década de 80 e os sucessivos deslocamentos compulsórios produzidos pela CDI, CODEBAR, com vistas a instalação do projeto urbano industrial. Mais recentemente as situações de conflitos são protagonizadas pela SPU e políticos locais que insistem em pressionar sobre as terras dos antigos sítios.
Nos dias 30 e 31 de agosto último as lideranças das comunidades realizaram um Curso de Convenção 169 da OIT na sede do Sindicato dos Químicos ministrado pelo advogado Danilo da Conceição Serejo Lopes (PNCSA/PPCSPA/Universidade Estadual do Maranhão) e Coordenado por Rosane Martins Maia (UFPA/NAEA). Os participantes mostraram uma atenção especial aos conteúdos informados e a relevancia de cada um dos dispositivos apresentados para a defesa dos seus direitos territoriais e étnicos.