Nova Cartografia Social Da Amazônia

Comunidade do Cajueiro em São Luís, Maranhão protesta contra a vinda do presidente Michel Temer para lançamento da pedra fundamental para instalação de terminal portuário privado


Manifestação Cajueiro

Na próxima sexta (16/03), o presidente Michel Temer estará em São Luís, na comunidade Cajueiro, Resex de Tauá Mirim, para fazer o lançamento da pedra fundamental para a instalação do porto privado juntamente com a WTorres. Movimentos de apoio e defesa da Resex e Cajueiro, e a União de Moradores Bom Jesus do Cajueiro estão organizando uma manifestação para esse dia, a partir das 6:00 horas da manhã, na União de Moradores. O território da comunidade do Cajueiro, hoje ameaçado pela instalação de um terminal portuário privado, possui o título condominial registrado em 1998, pelo ITERMA – Instituto de Colonização e Terras do Maranhão. Desde 2014, a comunidade tem resistido a ameaças e perseguições por parte da empresa WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais. A Defensoria Pública do Estado do Maranhão tem denunciado a situação e as irregularidades quem tem ocorrido nos últimos quatro anos, tanto por parte do Governo do Estado do Maranhão, quanto da WPR e do Governo Chinês – financiador do empreendimento. A Defensoria aponta que a área integra o Golfão Maranhense e pertencente ao grupo das 164 Áreas Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade nas Zonas Costeira e Marinha nacionais, sendo reconhecida ainda como Área Prioritária para Conservação de Mamíferos Marinhos. A citada região apresenta grande potencial em termos de recursos hídricos, com vasta área formada por manguezais, babaçuais, brejos, igarapés e nascentes.

Confira a nota divuldaga pela comunidade:

PROTESTO CONTRA TEMER, SARNEY FILHO, DINO E A WPR
Dia 16/03/2018, sexta-feira, a partir de 7h, no Cajueiro.

Está prevista, para o dia 16/03, a vinda de Michel Temer para lançar a pedra fundamental do pretenso porto da WPR, com apoio de Flavio Dino e da família Sarney. Não vamos aceitar mais esse ato de ataque à Comunidade do Cajueiro, à RESEX de Tauá-Mirim e a toda a Ilha de São Luís.
VAMOS PROTESTAR!!!!
Iremos vestir roupas pretas em luto pelo desmatamento e agressão ao ambiente.
Horário de ônibus e carona solidária saindo do estacionamento da Praia Grande (Reviver), em frente ao Centro Cultural Odylo Costa Filho: 6h.
Levar merenda para lanche e almoço e água.
O retorno ao Coqueiro será às 17h.

Artigo anteriorBrazilian ‘quilombo’ community entitled with 220,000 hectares of rainforest Próximo artigoVereadora Marielle Franco é assassinada no centro do Rio de Janeiro