Na última sexta, 31 de março de 2023, no Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal dos Vereadores do Rio de Janeiro foi entregue a Moção de Aplausos e Reconhecimento pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro às pesquisadoras do Centro de Ciências e Saberes de Museus Indígenas e Quilombolas. A homenagem lista-se nas comemorações do dia 8 de março, quando é festejado o Dia Internacional da Mulher.
A moção foi recebida de mãos da Vereadora Mônica Benicio (PSOL, R.J.) viúva de Marielle Franco, pelas professoras Cynthia Carvalho Martins (PPGCSPA/UEMA) e Camila do Valle (UFRRJ). Na foto, a profa. Camila do Valle assegura a Moção e exemplar do livro Museus Indígenas e Quilombolas.
O livro que compila a primeira parte da experiência dos Centros de Ciências e Saberes, intitulado Museus Indígenas e Quilombolas também teve uma mulher pesquisadora na organização, a pesquisadora Murana Arenillas, conjuntamente com o antropólogo Alfredo Wagner, que coordenou o projeto como um todo ao lado de outra mulher, a historiadora Heloísa Maria Bertol Domingues. No entanto, este prêmio reconhece a potencialidade da quantidade e qualidade das mulheres que trabalharam juntas, oriundas da academia e de movimentos sociais, para levar a cabo este projeto.
https://www.instagram.com/p/CqdfwEbp6Qp/?igshid=MDJmNzVkMjY=